sábado, 1 de novembro de 2008

Taxa de câmbio do USD e preços internos de Timor Leste

Na "entrada" abaixo em que faço referência à evolução das taxas de câmbio do USD face a várias moedas chamo a atenção particularmente para o efeito positivo que a valorização face à rupia poderá (sublinho a palavra "poderá" pelas razões aduzidas mais abaixo) ter nos preços internos.
Três notas suplementares sobre o assunto:

1 - o que se disse em relação à rupia aplica-se, por maioria de razões, ao dólar australiano. Assim, SE O MERCADO FUNCIONASSE COMO MANDAM OS LIVROS, iríamos assistir a uma redução significativa dos preços dos produtos importados da Austrália --- cujos principais consumidores são os "internacionais" que vivem em Timor mas que são também muito consumidos por timorenses mais endinheirados.

2 - o alerta sobre o funcionamento do mercado é importantíssimo porque estou convencido que os principais beneficiários da evolução das taxas de câmbio (quer do AUD quer da IDR) serão os próprios importadores, que na sua maioria e quase de "certeza certezinha" NÃO irão repassar para os consumidores os preços (em dólares) mais baixos que agora têm de pagar. Tal como não repassaram a baixa dos preços provocada pela descida das taxas de importação. Consequência: os gulosos por bolo de chocolate "made in Australia" terão de continuar a pagar 4 dólares por uma fatia --- "...zinha". Paciência, LMR!... :-)

3 - note-se que a maioria dos produtos importados da Austrália e à venda nos locais que todos conhecemos --- não, não vou fazer publicidade a nenhum deles, seja da antiga "Rua Avenida Marchal Carmona" (sic), de Delta-Comoro ou outro ... --- não é considerada para efeitos de determinação do Índice de Preços no Consumidor e por isso este e a taxa de inflação que dele se deduz não iriam, "de qualquer forma", reflectir uma eventual baixa de preços que se viesse a verificar.

Moral da história: (muito provavelmente quase) tudo como antes, quartel general em Abrantes!... Excepto na conta bancária dos importadores...

Sem comentários: