sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Realidade (económica mundial) e suas imagens

Acaba de ser publicado pelo FMI um update ao seu World Economic Outlook de Outubro passado. Por ele se pode constatar que a instituição estima agora que o crescimento económico das economias mais avançadas vai ser, em 2009, de... -0,3% (isso! um de-crescimento da produção de 0,3%!) depois de em 2007 ter sido de 2,6% e de se estimar que em 2008 será de 1,4%.
Isto é: minhas senhoras e meus senhores, "a coisa 'tá preta" MESMO!... Pelo menos é assim que o Fundo a vê/"pinta".

O que me chamou mais a atenção foi o de, em consequência das novas estimativas, se referir que elas ficam 0,8 pontos percentuais abaixo das previsões que se tinham feito... apenas há um mês atrás!... É obra!

Esta diferença entre duas estimativas publicadas com tão pouco espaço de tempo entre si é muito pouco usual. Não me lembro mesmo de alguma vez ter visto uma coisa assim...
É certo que o mundo não pára e o sentimento económico hoje é diferente (para pior...) do que era há um mês mas não é menos verdade que é, no mínimo, estranho que uma instituição como o Fundo, com todos os seus recursos (nomeadamente humanos) se veja forçada a "desdizer-se" de forma tão significativa apenas um mês depois.

O comum dos mortais pode colocar-se --- legitimamente, "penso eu de que"... --- a dúvida sobre a qualidade do "trabalho de casa" que o FMI faz e sobre se a imagem que ele cria da realidade ao divulgar as suas estimativas é realista.
Eu sei que esta coisa de fazer estimativas, principalmente em situações como a actual, é um pouco como ir à bruxa (boa, Dr. Palma Carlos!...) mas... há bruxas mais competentes e outras menos competentes. Daqui por uns (largos) meses veremos se o Fundo acerta nas suas previsões. Deus queira que (mais uma vez...) não!

PS - Já agora recordem-se aqui as estimativas feitas peloFundo para o preço do petróleo desde o início do ano ou, melhor, desde Abril (preço médio anual do barril de petróleo):

...................................................Abr2008........Jul2008........Out2008...... Nov2008
preço médio em 2008...................95,5........... 116,5..............107,25......... 99,75
preço médio em 2009...................94,5............125,0.............100,50......... 68,00 (!)

Sem comentários: