domingo, 16 de novembro de 2008

Parabéns, João Câncio!

De notícia da LUSA sobre a reunião dos Ministros da Educação e Cultura da CPLP:

"Lisboa, 15 Nov (Lusa) - O Governo de Timor-Leste assinou esta semana vários acordos bilaterais em Portugal nas áreas da educação, que passam pela criação de uma TV Escola e pela formação de alunos e professores, disse hoje ministro da Educação timorense.

De acordo com João Câncio Freitas, foi estabelecido um acordo entre o Ministério da Educação português, a TV TEL (de Timor-Leste) e a RTP, com a possibilidade de parceria com canais brasileiros, para os timorenses aprenderem a língua portuguesa através da televisão.

"Estamos a explorar todas as possibilidades de ensino", disse o ministro à Agência Lusa à margem da reunião extraordinária dos ministros da Educação e da Cultura da CPLP, que decorreu sexta-feira e hoje em Lisboa."

Isso!... Explore, João Câncio, explore!... Há situações em que se deve EXPLORAR mesmo... Desde que não seja os outros... :-)
Das sucessivas intervenções do Ministro João Câncio Freitas ao longo do tempo tenho retido a sua (muito mais que aparente) luta porfiada para desenvolver o ensino DO e EM português em Timor Leste.
Não lhe dou os parabéns pela escolha da língua portuguesa (tenho sempre dito que isso é problema dos timorenses e não meu...) mas sim por ter a coragem de tomar uma decisão e não deixar as coisas em meias-tintas, nem carne, nem peixe, cinzentonas, sem se saber para que lado se vai.
O essencial e o que por vezes parece faltar em Timor é a capacidade de tomar uma decisão e depois tirar daí as devidas consequências quanto à sua implementação sem hesitações.
Parabéns, João Câncio. "Full steam ahead!..." (ai esta veia de marinheiro!...)

"

Sem comentários: