sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Se...

Como referido numa das entradas abaixo o FMI divulgou recentemente uma actualização das suas previsões para a evolução da economia mundial no resto de 2008 e em 2009.

Nessa "entrada" refere-se a evolução do preço do petróleo (passado e futuro) de acordo com o Fundo. Para 2009 a estimativa é a de que o barril será vendido, em média anual, a 68 USD, contra os quase 100 deste ano. Isto significa que o Fundo prevê uma queda de quase um terço (-31,8%) no preço do crude.

Esta é uma boa notícia para a inflação --- quer pelo seu efeito directo sobre a mesma quer pelos efeitos indirectos que pode ter sobre ela devido ao potencial "contágio", no sentido da baixa, dos preços de outras matérias primas. Mas se se confirmar esta estimativa ela é, nitidamente, uma má notícia para o Fundo Petrolífero de Timor Leste.

Num momento em que se prepara o Orçamento de Estado para 2009 veremos como o assunto é nele tratado e qual a política de financiamento dele a seguir. É que o "tempo das vacas gordas" que foi a primeira metade deste ano parece que já lá vai e isso não pode deixar de ter consequências na definição da política de poupança dos recursos do Fundo.

PS - a propósito? "Cadê" o Fundo de Estabilização Económica e seu financiamento de 250 milhões de USD "arrancados" ao FP, "obrigando" à ultrapassagem, pela primeira vez, do "rendimento sustentável"? :-) Esperemos que esteja morto e enterrado... Alguém lhe levou uma florzinha no dia de Finados?

Sem comentários: