terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Tractores, motocultivadores e outros que tais...

Das declarações e dos escritos em torno do Orçamento de 2009 percebe-se que o Governo está disposto a investir mais do que até aqui no apoio aos agricultores, particularmente aos do arroz.
Uma parte desse apoio passa (já está a passar) pela entrega de tractores e de motocultivadores.
Diz a experiência que é muito importante ser cuidadoso na distribuição deste tipo de máquinas. Na verdade, a experiência de outras paragens --- com que tive, inclusivé, contacto directo em Moçambique há já uns bons anos --- é de que, na falta de peças e de oficinas de reparação destes equipamentos, a sua vida útil acaba por ser muito curta porque qualquer avaria --- por vezes relativamente, simples ou, pelo menos, não muito complicada --- se torna numa dor de cabeça para os agricultores por não haver técnicos/oficinas preparados para a corrigir e, principalmente, por não haver peças sobressalentes facilmente disponíveis no mercado.
Assim, não é incomum que os primeiros tractores a "cairem para o lado" acabem por servir de fonte de peças para arranjar outros, sendo "canibalizados" rapidamente e condenando desde logo a sua eventual, futura, recuperação.

A não ser acautelada esta situação, a vida útil destes equipamentos pode reduzir-se significativamente. Veremos quantos deles estarão ainda operacionais dentro de, por exemplo, 3 anos. Lembram-se dos tractores e das arcas frigoríficas que a RPChina ofereceu há alguns anos atrás a Timor? Cadê eles? Quantos ainda sobrevivem?

2 comentários:

Anónimo disse...

ESPERO BEM ESSAS APAIAS QUE GOVERNO OFERECA TEM SUCESSO ,GOVERVENO TEM BOA IDEIA ,FORCA CONTINUA ATE AO FIM,ESSA PROGETO TENQUI SER BEM ESTRUTURADO,TUDO VAI SAIR BEM.TRABALHA COM CORACAO DEDICACAO MOSTRA O NOSSO CAPACIDADE DO TRABALHO.O NOSSO PRODUTO VAI SER O BOM QUALIDADE PARA CONSUMEDORES.

Anónimo disse...

"The World Bank's Antonio Franco said East Timor 's fortune came from being a small economy with oil. He predicted a rise in imports in 2009 but a lower bill than in 2008."

"Antonio Franco do Banco Mundial disse que a sorte de Timor Leste provem de ser uma economia pequena com petroleo. Ele previu um aumento de importacoes em 2009 mas com uma despesa menor do que em 2008"

A ser verdade isto nao e' bom para Timor? Especialmente sabendo que de acordo com os planos do governo este vai ser o ano de arranque do desenvolvimento atraves da "aceleracao de grandes projectos"?

Nao sera "uma oportunidade para Timor" entao poder comprar mais com uma despesa menor a de 2008? E se, segundo o governo, esse arranque na construcao de "portos, aeroportos, escolas e centros de saude" vai criar cerca de 26.000 postos de trabalho em Timor nao sera isso bom para os timorenses?

Especialmente quando no resto do mundo a tendencia e' a de uma subida drastica da taxa de desemprego? So nos EUA esta estimado em mais de 1 milhao os postos de trabalho ja encerrados como resultado directo da crise economica... e a 'procisao ainda vai no adro'.

Nao so, a realizacao desses grandes projectos de infra-estrutura que por fim irao proporcionar um maior nivel de servicos a populacao nao e' um ganho para os timorenses que tem vindo a viver com uma falta de tais servicos?

Ou sera que o Prof. Serra esta a dizer que as previsoes do Banco Mundial estao erradas?...que os timorenses nao vao beneficiar com mais centros de saude, escolas, um fornecimento constante de electricidade...etc? Estou muito curioso em saber se, entre o Prof Serra e o Banco Mundial, a afirmacao nao passaria a ser "olhe que não, Prof!... Olhe que não!". Como nao percebo mais de economia que um comum leigo eu nao posso dizer isso pois nao me atreveria a desdizer um Prof de economia. No entanto a diferenca de opiniao entre Profs e Drs sempre deixam-nos curiosos em saber quem tem afinal razao.

Quanto ao petroleo e' obvio que Timor beneficiaria muito mais se o preco se mantivesse alto para "maximixar os lucros". No entanto estariamos a ser irrazoaveis se concluissemos que em vez de uma perda real de rendimento, a reducao do preco do petroleo em 2009 simplesmente anulou os ganhos inesperados de 2008 quando o preco do petroleo chegou a um record USD$150 por barril? Aparentemente o fundo petrolifero registou em 2008 um crescimento duas vezes maior ao inicialmente projectado...

Estas sao simplesmente consideracoes de um 'estupido' em questoes de economia e gostaria de saber o que o Prof Serra nos podia iluminar um pouco mais sobre estas questoes.

Quem tem razao? O Prof Serra ou os economistas do Banco Mundial?

8 de Fevereiro de 2009 14:51