sábado, 21 de fevereiro de 2009

Um comentário à 'entrada' abaixo

Um comentarista anónimo deixou este comentário na 'entrada' abaixo, relativa às importações por países.

"É interessante verificar que os picos de importações estão relacionados [com] o período orçamental.
Logo a seguir ao Orçamento Rectificativo e antes do fim do ano fiscal. Sobretudo com a decisão do Governo de não transitar verbas de um ano para o outro, é visível uma grande subida nos últimos dois meses do ano. Finalizar os contractos presumo. Sendo que o país cuja importação é mais estável é a Indonésia, pois também está muito ligada ao sector privado. Enquanto que é o Estado a fazer a maior parte das importações dos outros países."

Infelizmente não há estatísticas que confirmem ou infirmem inequivocamente o comentário mas parece-me que há nele alguma razão de ser. Mesmo que não tenhamos a certeza de que as importações de outros países que não a Indonésia sejam, como reivindicado, maioritariamente efectuadas pelo Estado (ou para ele).

O mesmo comentarista anónimo (será? Pelo 'tom' parece que sim) deixou noutra 'entrada' outro comentário de que transcrevemos apenas uma parte, a que julgamos ser mais "substantiva":

"A compra de arroz não foi planeada com a atenção devida pois muito do arroz importado está a estragar-se nos armazéns.

E nos jornais, os produtores locais, queixam-se que ninguém quer comprar o arroz deles. Pois o arroz "MTCI" é bem mais barato do que eles produzem.

A Indonésia pela primeira vez em 2008, passou a ser um país exportador de arroz. Uma das prioridades do Susilo Bambang Yudhoyono (SBY) era que a Indonésia deixasse de estar dependente de outros países em relação ao arroz. Espero que Timor copie o exemplo."

Não sei se se confirma completamente o que alega sobre o estado de conservação do arroz nos armazéns e se se trata de um fenómeno pontual ou mais generalizado.
Mas já quanto ao resto do comentário não há dúvida que um dos resultados da subsidiação do arroz importado foi a queda da venda de arroz nacional com consequente desincentivo à sua produção.
Aparentemente alerta ao problema, o Governo pretendeu "emendar a mão" (parcialmente) através da distribuição de motocultivadores e de tractores. Porém, num contexto de falta de pontos de apoio técnico e de reparação desses equipamentos, estes podem vir a ter uma vida útil muito curta. Isto significa que a doação destes equipamentos NÃO me parece que seja alternativa à política de preços do arroz que tem vindo a ser seguida e que, creio, haveria vantagem em rever. Agora que o preço do arroz no mercado internacional é bem mais baixo que em meados do ano passado, parece-me a altura de o fazer.
Note-se que aqueles "insumos" técnicos se destinam a aumentar a produtividade por hectare e a produção total. Mas os rizicultores podem colocar-se a questão de saber para quê aumentar a produção se a não conseguem escoar? O que levanta a questão da congruência entre uma política de distribuição de apoios técnicos e uma de continuar a subsidiar mais ou menos fortemente o preço do arroz importado.

Por outro lado, nunca compreendi muito bem --- e creio que a Economia não consegue compreender muito bem... :-) --- porque é que o preço do arroz nacional tem sido sistematicamente muito superior ao preço do arroz importado.
Creio que há neste comportamento dos agricultores nacionais uma certa "herança do passado" que não lhes permitiu, deixando vir ao de cima o "homo oeconomicus" que existe neles, adaptarem-se completamente aos "tempos modernos", baixando o preço do seu arroz de modo a que ele se torne competitivo com o arroz importado. Se isto é verdade, como resolver a questão?
Mais cedo ou mais tarde a pressão do mercado virá (?) a ditar a sua lei mas como fazer que isso ocorra mais cedo em vez de mais tarde?

Por fim, a política (que chegou a ser anunciada) de passar a comprar arroz a subsidiar apenas em Timor Leste não nos parece exequível a curto-médio prazo devido ao diferencial existente entre a quantidade procurada e a produzida. Subsidiar (parcialmente) a produção nacional será uma alternativa. Veja-se o que neste domínio está a fazer a Indonésia, diferenciando significativamente os preços internos dos de importação (bem mais altos) mas é necessário ter atenção que a capacidade de aumentar a produção no país vizinho parece ser bem maior que a existente em Timor Leste.

Sem comentários: