No gráfico abaixo pode ver-se a evolução mensal das importações de Timor Leste por países de origem dos produtos. Vê-se também a evolução do total das importações (lido no eixo direito do gráfico).
É fácil de verificar que ao longo do ano se verificou progressivamente um aumento do valor mensal das importações e que esta tendência geral se manifesta, grosso modo, em todos os países representados --- ainda que de uma forma mais nítida no principal fornecedor do país, a Indonésia.
Repare-se igualmente na evolução das importações do Vietname, muito marcadas pelas importações de arroz. Infelizmente as Alfândegas e a Direcção Nacional de Estatística não divulgam informações cruzando a origem das importações e o tipo de produtos importados. Mas em relação ao Vietname não há grandes dúvidas sobre "de onde vem o quê"...
Em relação a este produto seria interessante dispor do preço por tonelada importada em cada mês --- particularmente o preço pago pelo importadores de "arroz do Governo" --- a fim de o comparar com o preço estipulado nos contratos entre o Governo e alguns importadores.
Sabendo-se, por outro lado, que o quilo de arroz nacional (da Indonésia) no país vizinho é de 50 centavos/kilo e que o preço do arroz importado é de 1 USD/kg, há que investigar se não estará a haver alguma reexportação --- via fronteira terrestre mas não só --- de arroz importado e subsidiado pelo Governo de Timor Leste para Timor Ocidental, por exemplo.
1 comentário:
É interessante verificar que os picos de importações estão relacionados no o período orçamental.
Logo a seguir ao Orçamento Rectivicativo e antes do fim do ano fiscal. Sobretudo com a decisão do Governo de não transitar verbas de um ano para o outro, é visível uma grande subida nos últimos dois meses do ano.Finalizar os contractos presumo. Sendo que o país cuja importação é mais estável é a Indonésia, pois também está muito ligada ao sector privado. Enquanto que é o Estado a fazer a maior parte das importações dos outros países.
Enviar um comentário