segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Comentário aos comentários aos comentários... :-)

Este não é um verdadeiro comentário aos comentários aos comentários mas sim um complemento aos comentários aos comentários... :-)

Há um conceito económico que é o de "termo de troca":
"Termo de troca (terms of trade) A taxa à qual as exportações são trocadas pelas importações; é dado pelo rácio entre o índice de preços das exportações (ou o valor médio unitário destas) e o índice de preços das importações (ou o seu valor unitário médio). Uma melhoria (degradação) dos termos de troca corresponde a um aumento (diminuição) deste rácio: um dado volume de exportações permite pagar um maior (menor) volume de importações" (vd um glossário de termos económicos criado por mim).

Se, como vamos fazer abaixo, calcularmos o rácio "ao contrário", trocando o denominador com o numerador, então uma subida do valor do rácio significa que a situação do país se degrada porque agora tem de exportar mais para obter a mesma quantidade do produto importado.

Vejamos um exemplo concreto:
o preço médio de cada tonelada de arroz (da melhor qualidade: Thai White 100% B second grade) em 2008 foi de 695 USD e o preço médio do barril de petróleo bruto foi de 98,24 USD. Dividindo o primeiro pelo segundo significa que cada tonelada de arroz "custou", no ano passado e em média, 7,07 barris de petróleo.

Por outro lado, os preços médios daqueles produtos em Janeiro deste ano foram, respectivamente, 385 USD/ton e 41,52 USD/barril; o rácio dá 9,27 barris de petróleo por tonelada de arroz.

Temos, pois, que, se medirmos o custo do arroz (importação de Timor Leste) em termos de barris de petróleo (exportação de TL), Timor tem agora de exportar mais barris de petróleo para comprar a mesma tonelada de arroz.

Conclusão? Apesar de as importações de Timor NÃO serem só de arroz e de as exportações serem quase só de petróleo, é provável que as contas acima dêem uma ideia aproximada dos ganhos e perdas relativas do país.

Sem comentários: