quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Ainda a questão do preço do petróleo em 2009

No relatório do FMI referido na 'entrada' anterior diz-se, na pág 3, que " The IMF’s baseline petroleum price projection has been revised down to $50 a barrel for 2009 and $60 a barrel for 2010 (from $68 and $78, respectively, in the November WEO Update), and risks to this projection are on the downside."
Ou, traduzindo: "A projecção base do FMI sobre o preço [médio] do petróleo foi revista em baixa para os 50 USD/barril para 2009 e para os 60 USD/barril em 2010 (de 68 e 78 USD/barril respectivamente, no WEO Update de Novembro passado) e os riscos inerentes a esta projecção são do lado da baixa [i.e., são de que os preços poderão ser ainda mais baixos e não mais altos]".

Recorda-se que quando vimos que a estimativa do OGE2009 em que se baseava o cálculo do "rendimento sustentável" a retirar do Fundo Petrolífero era de 60 USD/barril chamámos a atenção para a possibilidade de ela ser (demasiado) optimista e de que, já em Novembro --- na mesma época em que foi feita a estimativa do FMI --- havia quem "apostasse" nos 50 USD/barril.
Afinal parece que os mais pessimistas tinham razão. O que significará que haverá que contar desde já com uma queda daquele "rendimento sustentável" quando o Orçamento for revisto, em meados do ano. E que significará, por sua vez, que a manter-se o nível da despesa anunciada ela exigirá uma (ainda) maior utilização dos recursos "para além do rendimento sustentável" do que os cerca de 190 milhões que estão em causa neste momento.

Noutra perspectiva, as presentes estimativas do Fundo Monetário Internacional deixam-nos preocupados por outra razão: é que, mesmo "dando o desconto" de se estar numa época de grande inceteza, não é normal que uma instituição como esta falhe tão redondamente as suas previsões como o que tem vindo a acontecer. No caso do preço do petróleo "falharam o alvo" por "apenas" 26,5% ! É obra! O que dá para desconfiar da qualidade do trabalho que se faz hoje naquela casa ... O que não é bom para ninguém.

Sem comentários: