sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Evolução das taxas de câmbio do Dólar americano

Uma das grandes transformações que se deu na economia internacional desde meados deste ano e que, face aos problemas com que se tem defrontado a economia americana, tem provocado a estranheza de muita gente é a valorização que o USD tem conhecido face a outras moedas.
No gráfico abaixo está registada a evolução face a algumas das principais:

Como se pode ver, deu-se uma fortíssima valorização do USD face ao dólar australiano acompanhada por uma valorização não tão forte --- mas ainda assim muito importante --- relativamente ao Euro e à Libra inglesa. E tudo a partir de Julho deste ano.
Das principais moedas apenas o Iéne japonês conheceu alguma valorização face ao USD.

Esta valorização do USD face às principais moedas do sistema financeiro internacional foi acompanhada pela que se verificou em relação a várias moedas asiáticas, particularmente a Rupia indonésia, o Bath tailandês e o Dólar de Singapura. O Renmimbi, a moeda chinesa, conheceu uma ligeira valorização face ao USD.


A Rupia indonésia, em particular, tem conhecido uma significativa desvalorização nos últimos tempos, com o câmbio por USD a aumentar dos cerca de 9200 rupias/USD de meados deste ano para os actuais cerca de 10800. Isto são boas notícias para Timor Leste já que as suas importações ficam agora mais baratas, reduzindo-se também a pressão para o aumento dos preços internos de Timor, i.e., havendo oportunidade para se verificar alguma redução da taxa de inflação.


Mas como não há bela sem senão, esta evolução significa também que o incentivo a depender cada vez mais das importações e o desincentivo à produção nacional de bens é cada vez maior...

Fonte das imagens: © 2008 by Prof. Werner Antweiler, University of British Columbia, Vancouver BC, Canada. in http://fx.sauder.ubc.ca/

Sem comentários: