quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Bem dito, bem feito!...

Mal tinha eu falado da possibilidade de se vir a verificar uma descida da taxa de juro nos mercados internacionais, particularmente nos Estados Unidos, e ela aí está! A taxa de juro de referência, que estava nos 2%, baixou (nos EUA) meio ponto percentual --- o que significa que baixou 0,5%, de 2% para 1,5%. Isto, naturalmente, vai repercutir-se na taxa a que serão emitidos vovos Títulos do Tesouro americano, que passarão a pagar um juro mais baixo. O que, à medida que forem sendo comprados novos títulos, fará baixar o rendimento, em juros, do Fundo Petrolífero.
Note-se que, da maneira como se têm comportado as bolsas de valores --- acções de empresas; ver o gráfico abaixo a evolução nos últimos doze meses em vários países ---, os Títulos do Tesouro são, apesar de tudo, um bom e seguro investimento... Basta ver o que aconteceu a muitos dos Sovereign Wealth Funds que apostaram na compra de acções para perceber que nos últimos tempos têm passado maus bocados, com prejuízos por vezes importantes.


A baixa da taxa de juro americana foi acompanhada por quase todo o mundo, com descidas igualmente de 0,5 pontos percentuais: para 3,75% no caso do Banco Central Europeu e de 5% para 4,5% no do Banco de Inglaterra.

Sem comentários: