domingo, 5 de outubro de 2008

Evolução histórica dos preços das matérias primas

O World Economic Outlook publicado há poucos dias pelo FMI inclui, a páginas tantas, o gráfico abaixo sobre a evolução, numa perspectiva histórica, dos preços internacionais das matérias primas, nomeadamente das de natureza alimentar e o petróleo.


Quanto ao segundo, vê-se bem que estamos hoje em dia com preços reais semelhantes (até um pouco superiores) aos que se verificaram aquando do segundo choque petrolífero, no final dos anos '70, início dos anos '80 do século passado. Mais, dá para perceber que esta subida se verificou ao longo dos últimos 8-9 anos porque no final do século estavamos com preços que eram sensivelmente 1/6 do que são hoje!

Quanto aos produtos alimentares, o que de mais fundamental há a realçar é o facto de, tal como prediziam muitos especialistas desde há muitos anos, o seu preço real ter caído muito desde que, na época do primeiro choque petrolífero e um pouco "à boleia" dele, os preços atingiram um pico.
Melhorias significativas da produtividade agrícola (mas não só) foram responsáveis por uma evolução em que os preços conheceram uma grande degradação, que terá ultrapassado os níveis do "aceitável" --- nomeadamente em termos de comparação com os preços de outras matérias primas e dos produtos industriais e com os preços (normais?) da década de 60.
Assim sendo, a subida recente dos preços dos alimentos (e de outros produtos agrícolas) é entendida por alguns como uma reacção a essa diminuição histórica dos seus preços e, por isso, estes terão tendência a manter-se elevados face ao passado recente --- mas ainda baixos se vistos em contraste com o seu passado hitórico, nomeadamente o pré-1º choque petrolífero.
Preparemo-nos para a nova realidade... Sim, que o mundo já não é o que era...

Sem comentários: