Segundo dados recentes da Direcção Nacional de Estatística de Timor Leste a taxa de inflação homóloga (mês de um ano contra mesmo mês do ano anterior) foi de 12,4%, 12,3% e 12% ao ano nos passados meses de Julho, Agosto e Setembro. Esta evolução deve-se principalmente à descida das taxas de inflação dos cereais e dos combustíveis.
A evolução mais recente do preço internacional do petróleo e, mesmo, do arroz (com descidas maiores mo primeiro que no segundo) faz antever, contrariamente ao passado recente, que a taxa global de inflação possa, eventualmente, continuar a baixar lentamente. As nossas estimativas de há alguns (poucos) meses atrás de que ela poderia chegar aos cerca de 15% se as coisas decorreressem mal nos meses então à nossa frente parece não se confirmarem.
Veremos até onde irá a baixa nos três meses que faltam até ao fim do ano. Tradicionalmente, e devido ao início da época das chuvas, estes meses são propícios a uma certa escassez de alimentos e, mesmo, a uma subida dos preços.
A reconhecida pouca sensibilidade dos agentes económicos às situações que se lhes deparam pode, eventualmente, levar a uma menor taxa de inflação.
Sem comentários:
Enviar um comentário