sábado, 24 de outubro de 2009

Plano rodoviário de Timor Leste

A mesma edição do Tempo Semanal referida na 'entrada' anterior reproduz, a propósito da notícia sobre o empréstimo concedido pela China a Timor Leste, vários mapas com a indicação das estradas de Timor Leste que precisam de serem recuperadas.
Elas estão divididas em três categorias, consoante a sua importância no plano rodoviário nacional --- o que tem consequências sobre o tipo de empresas que podem realizar as obras a efectuar.
Os mapas referidos são transcritos abaixo.


Facto curioso é o de o orçamento por km de qualquer das estradas das classes "A" e "B" ser de 196 mil USD/km independentemente da sua localização.
O valor correspondente para as estradas de nível C" (de interesse sobretudo ao nível distrital e de sub-distrito) é o de 100 mil USD/Km.
Chamou-nos também a atenção o facto de a estrada entre Vikeke e Lospalos ao longo da costa sul não estar incluída neste plano --- apesar do estado miserável em que se encontra. Arranjá-la condignamente permitiria "fechar o anel" entre Baucau e Lospalos e completar, com um mínimo de qualidade para facilitar a circulação de pessoas e bens, a estrada ao longo de toda a costa sul, tal como se prevê para a costa norte.

No mapa abaixo referem-se as pontes previstas.

.

Sem comentários: