quarta-feira, 14 de outubro de 2009

1 + 1 = 3 (?)

Soube pelos noticiários que o Primeiro Ministro Xanana Gusmão se encontra na China acompanhado de uma delegação que inclui a Ministra das Finanças e o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas. A notícia refere principalmente a visita aos navios que estão a ser preparados para entrega à RDTL a fim de reforçarem a capacidade de vigilância da zona económica exclusiva de Timor Leste.

A presença da Ministra das Finanças a poucos dias da entrega formal do Orçamento para 2010 no Parlamento Nacional e depois de aprovada a nova legislação que (finalmente!...) autoriza o país a contrair empréstimos externos não deixou de nos parecer, no mínimo, "curiosa"! Será que na agenda vai também (finalmente!...) a discussão com as autoridades chinesas de financiamentos para as duas grandes compras que o país lhes fez (as centrais eléctricas e os navios patrulha)? Quase de certeza que sim... Por isso estaremos, provavelmente mas não certamente, perante um caso de "gato escondido com o rabo de fora"? Ou um daqueles em que 1 + 1 = 3 ? :-)

Se assim for e como nós próprios sugerimos noutro local, parece ter-se encontrado uma boa solução para algo que começou (muito) mal.
Mas atenção: como em todos os contratos, é bom que se leiam todas as linhas dele... E até as entrelinhas!... Por vezes até são mais importantes as entrelinhas que as linhas...

PS - já depois de termos preparado esta 'entrada' alguém nos chamou a atenção para uma nota publicada recentemente pela ONG La'o Hamutuk que refere este mesmo assunto em moldes não muito diferentes (quanto à "suspeita" acima levantada). Essa nota é seguida de considerações de natureza política que não comento pois me atenho apenas e como já disse várias vezes "aos sãos princípios da Economia e da Política Económica".

Sem comentários: