quinta-feira, 19 de junho de 2008

Para a História do café "Híbrido de Timor"

Aqui fica um link para um texto elaborado há poucos anos onde se sintetiza o que tem sido o percurso do "Híbrido de Timor" como "pai" e "avô" de parte importante do café que se produz no mundo.
Os nossos agradecimentos ao Engº Vítor Várzea, do Centro de Investigação sobre as Ferrugens do Cafeeiro, pela paciência e disponibilidade para nos introduzir nesta problemática tão importante para a produção de café em Timor Leste, particularmente para o aumento da produção (e dos rendimentos) pelos agricultores timorenses.
Voltaremos ao assunto.

1 comentário:

Anónimo disse...

O timorense Jaime Lobo, de Maubara, estagiou nos finais dos anos 70 no Centro de Investigação de Oeiras, no seguimento do curso de Eng. Técnico Agrícola, concluído em Évora ou Santarém, já não me recordo. No seu estágio esteve a trabalhar num híbrido do café de Timor (baptizado com um nome que também já não me recordo).

Este senhor emigrou nos anos 80 para a Austrália. Não sei se ainda se encontra por lá ou já tenha regressado a Timor.

O dono deste blogue podia encontrá-lo que o Jaime Lobo fornecer-lhe-á de certeza com mais detalhes as características deste híbrido de café de Timor. Ele falou-me que uma das características é o aproveitamento da resistência do café de Timor a uma doença muito comum nos outros cafés e juntá-la a produtividade de cafés de outras castas com fraca defesa contra a doença.

Um timorense ainda voluntariado exilado