sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Sobre a agricultura no processo de desenvolvimento

in The Growth Report: Strategies for Sustained Growth and Inclusive Development
(Relatório da "Comissão Spence", pg 60)

"Há muitas e boas razões para investir na agricultura. Os ganhos podem ser impressionantes. A investigação agrária e a extensão rural têm taxas de retorno de cerca de 35% na África Sub-Saariana e de 50% na Ásia, de acordo com o último World Development Report [do Banco Mundial].
Além disso, em muitos países em desenvolvimento as áreas rurais são aquelas onde reside e trabalha a grande maioria dos pobres. Criar postos de trabalho para esta população na economia urbana levará várias décadas mesmo nas economias mais dinâmicas. (...)
As populações rurais são, muitas vezes, servidas deficientemente por serviços públicos, o que leva muitos a procurarem melhor educação ou saúde nas cidades.

A experiência sugere que o crescimento agrícola reduz a pobreza mais rapidamente que o crescimento da indústria ou dos serviços. Os Governos deveriam investir na agricultura até porque muitos desses investimentos se justificam por si próprios pelos seus méritos. ."

1 comentário:

Anónimo disse...

ayhegNão sou economista, mas pelo menos em relação a Timor sempre achei essencial o desenvolvimento da agricultura, como forma de fixar as populações, combater a pobreza e diminuir a dependencia externa.
Por isso, enquanto assessor para o orçamento do Pm Xanana, nas poucas oportunidades que tive de lhe falar no assunto, coloquei-lhe a questão.
Falei-lhe no planalto de Los Palos, que me parece ter condições para produzir vários produtos alimentares vegetais e criação de gado - parece que na costa sul, que não conheço, entre o suai e maliana, também haverá condições para a produção de bens alimentares.
Sugeri que fosse criada, por exemplo, uma companhia nacional de agricultura - para produção e investigação agricola, para a qual me disponibilizei como gestor financeiro, se mais ninguém estivesse disponivel, ou fomentada a criação de cooperativas, ou a concessão de terra para exploração por longos periodos de tempo.

Cumprimentos.
Joao Luis Lopes