quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Cantoneiros, precisam-se!...

Já por mais de uma vez tenho chamado a atenção para a necessidade de fazer chegar dinheiro às zonas rurais através de vários mecanismos. Um deles seria a criação de um corpo semelhante ao dos "cantoneiros" existentes em Portugal e que têm a seu cargo a vigilância, manutenção e pequenas reparações da rede viária do país. Com tanto buraco por aí, trabalho não faltará...



Esta seria uma forma mais organizada (e, espera-se, mais eficiente) de continuar a campanha feita há algum tempo em que muitas pessoas foram envolvidas na limpeza das estradas mas que, infelizmente, não teve continuidade.

Uma forma complementar de fazer o dinheiro circular nas zonas rurais era apoiar a constituição de pequenas empresas locais que, devidamente apoiadas, se dedicassem a executar reparações um pouco maiores que as que podem ser executadas por uma só pessoa.

Claro que não é possível começar com um esquema deste tipo simultaneamente em todo o país. Mas por algum lado (1 ou 2 distritos) se tem de começar, retirando depois as lições a aprender antes de expandir o processo para o resto do país.

"À consideração superior"


PS: "Navegando" na net dei com esta 'entrada' de um blog em que se fala dos cantoneiros e do seu manual de comportamento mas também de instrução técnica para o desempenho das suas actividades: http://alentejanando.weblog.com.pt/arquivo/064798.html

Sem comentários: