sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A propósito da possível emissão de moeda própria

Um dos problemas que há que defrontar quando se emite/passa a emitir moeda própria é o da definição da taxa de câmbio e, principalmente, do regime cambial em que se fará a gestão da taxa de câmbio.

John Williamson, o "pai" da expressão "Washington consensus/Consenso de Washington" disse nomeadamente:
“give [a country] an exchange rate suffi ciently competitive that its entrepreneurs are motivated to go and sell on the world market, and it will grow.
Give it too much easy money from oil exports, or aid, or capital infl ows, and let its exchange rate appreciate in consequence, and too many people with ability will be diverted from exporting to squabbling about the rents, and growth will be doomed.”

Traduzindo: "dêm [a um país] uma taxa de câmbio suficientemente competitiva para os seus empresários se sentirem motivados a venderem no mercado internacional e o país crescerá.
Dêm-lhe demasiado dinheiro fácil de exportações de petróleo, de ajuda ou de entradas de capital e deixem a sua taxa de câmbio apreciar-se em resultado disto e demasiadas pessoas com capacidade serão desviadas da exportação para a procura de "rendas" [nomeadamente como simples intermediários comerciais ou junto dos poderes públicos - AS] e o crescimento será afectado."

(in Williamson, John. 2003 Review of “Too Sensational” by Max Corden. Journal of Economic Literature 41(4): 1289–90)

1 comentário:

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!