terça-feira, 1 de setembro de 2009

Financiamento do desenvolvimento, financiamento do Estado, empréstimos, dívida externa

Está em discussão na Comissão "C" do Parlamento Nacional --- a que analisa os assuntos económicos --- uma Proposta de Lei do Governo sobre Orçamento e Gestão Financeira [do Estado].
Convidado pelo Presidente da referida Comissão, o deputado Dr. Manuel Tilman, tive a ocasião de participar numa conferência organizada para debater vários aspectos da Proposta de Lei, tendo-me cabido falar, a título meramente individual e não em representação de mais ninguém para além de mim próprio, sobre vários mecanismos de financiamento do desenvolvimento do país e, em particular, de financiamento do Estado (e das suas despesas de desenvolvimento).

Um desses mecanismos, vedado legalmente até agora pela legislação em vigor e que data do tempo da UNTAET, é o recurso, pelo Estado, ao crédito, seja ele nacional ou internacional --- com a consequente criação de dívida interna, num caso, ou externa, noutro.

O acesso ao crédito interno pode ser feito, teorica e principalmente, de três formas: endividamento perante o Banco Central do país; idem mas em relação à banca comercial; e, muito importante em muitos casos, por recurso ao público em geral (incluindo a banca ou outros investidores) através da emissão de Títulos do Tesouro.

O recurso ao crédito pelo banco central está, hoje em dia, vedado na maioria dos países pois isso corresponderia a colocar "a impressora de notas a trabalhar", criando-se assim moeda que, quase inevitavelmente, iria provocar, por excesso de "oferta de moeda", subida dos preços (inflação) e perda de valor da moeda nacional (depreciação) --- quando há muitos ananazes o seu preço no mercado baixa... Sendo a moeda um "produto" como os ananazes, o seu "preço" face a outras moedas também tenderá a descer quando a sua quantidade em circulação aumenta --- isto é, a taxa de câmbio da moeda nacional (nos países que a têm) tenderá a depreciar-se.
Por isso o recurso ao crédito do banco central é hoje proibido segundo os estatutos da esmagadora maioria dos bancos centrais.

E o que dizer quanto ao financiamento junto da banca comercial nacional? No caso de Timor-Leste isso provocaria, quase inevitavelmente e porque os pedidos de financiamento do Estado tenderiam a ser volumosos, uma diminuição do dinheiro disponível para financiar o sector privado. O Estado "empurraria para fora" (crowd out) do sistema de crédito muitos investidores privados já que a banca nacional poderia não ter recursos suficientes para emprestar ao Estado (muito) e aos privados (um pouco a cada um).
O financiamento do Estado correria, assim, o risco de "secar" a fonte de desenvolvimento do sector privado, o crédito, tenendo este sector como que a "definhar" face a um Estado "glutão" e "absorvente" de muitos dos recursos financeiros disponíveis no país. O Estado "incharia" em parte à custa do "definhar" do sector privado". O que, como é óbvio, é de evitar a todo o custo.

Claro que o recurso ao endividamento directo junto dos particulares através da emissão de Títulos de Tesouro vendidos principalmente no mercado interno teria um efeito menor do que o anterior mas que, no limite, poderia fazer também alguma "mossa" na disponibilidade de recursos para o desenvolvimento do sector privado.

O Estado poderá, em alternativa a estas fontes de financiamento, recorrer à colocação de empréstimos representados por Títulos do Tesouro no mercado internacional --- adiminto que seria realista fazê-lo nas circunstâncias de Timor Leste ---, ou contrair empréstimos que poderiam ser ou do tipo meramente comercial ou, como acontece em tantos outros países pobres e em desenvolvimento, "empréstimos concessionais".

Estes caracterizam-se essencialmente por serem empréstimos contraídos junto de organizações financeiras internacionais --- ex: Banco Mundial, Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB) --- ou de alguns Fundos existentes --- caso, por exemplo, do conhecido Fundo do Kuwait.
Estas organizações, por não terem como objectivo principal o lucro e a sua maximização, podem conceder empréstimos com condições muito favoráveis. O Banco Mundial, por exemplo, cobra apenas 0,75% de taxa de juro. Um empréstimo recente do ADB ao Kazaquistão prevê uma amortização em 35 anos com um "período de carência" --- isto é, um período em que só se pagam juros e não se amortiza capital --- de 10 anos.
Suponha-se, por exemplo, que um país pretende aumentar a capacidade do seu aeroporto porque quer apostar no desenvolvimento do sector do turismo. Um "empréstimo concessional" do tipo referido permite-lhe fazer as obras e só quando se começar a verificar efectivamente um aumento do movimento de aviões e passageiros é que, com as receitas das várias taxas cobradas, irá começar a amortizar o empréstimo contraído (até aí pagou apenas os juros, uma importância muito mais reduzida e "suportável" pelo Orçamento sem grande esforço).

Claro que contrair um empréstimo, mesmo que seja "concessional", é assumir um encargo que tem de ser cumprido e por isso é ESSENCIAL que o dinheiro do empréstimo seja bem aplicado.
Note-se que desse empréstimo fará parte uma verba, por vezes não pequena, para pagar assistência técnica ligada à implementação do projecto que o empréstimo irá financiar. Essa ajuda pode ser essencial, também ela, para garantir que os recursos são bem utilizados, sem desperdícios de maior --- sejam eles de natureza legal ou ilegal (não sei se me faço entender...).

Não há, no entanto, que ter medo de criar dívida externa DESDE QUE SEJA ASSEGURADA A EFICÁCIA DOS INVESTIMENTOS A FINANCIAR POR ELA. Quantos de nós não tem dívidas perante um banco ou um particular pois essa foi a única maneira de construirmos a nossa própria casa ou iniciarmos o negócio em que nos lançámos?!...

Pessoalmente creio mesmo que Timor Leste já poderia, há alguns anos, ter contraído alguns empréstimos deste tipo (para reconstruir estradas, usar apropriadamente as suas fontes de energia, financiar projectos de desenvolvimento rural, etc) . Mas também compreendo que, face às dificuldades de execução do Orçamento e, em particular, da componente de "capital de desenvolvimento", os governos tenham tido receio de contrair empréstimos que iriam "apenas" engrossar a lista de projectos não executados --- mas que teriam de ser pagos.

Finalmente, uma nota suplementar sobre as relações desta questão com o Fundo Petrolífero.
O problema do financiamento do Estado tem de ser visto no seu conjunto e não separadamente, segundo as diversas fontes possíveis de financiamento. Por exemplo, pode perfeitamente chegar-se à conclusão de que é económica e financeiramente mais racional pedir empréstimos "concessionais" em que se paga 1% de encargos do que "perder" 3% de retorno nos investimentos do Fundo Petrolífero. Isto quer dizer também que pode ser mais racional criar alguma (e em volume sob controlo) dívida externa do tipo da referida do que aumentar o limite de recursos a extrair anualmente do Fundo Petrolífero.
Repare-se que não estou a a dizer que É forçosamente assim; estou apenas a alertar para a necessidade de o processo do financiamento do Estado --- e particularmente das suas despesas em desenvolvimento --- serem vistas no seu conjunto e face a estragégias alternativas ou complementares de financiamento. E, já agora, que se tenha em consideração que o dinheiro dos empréstimos está "associado" à realização de um projecto concreto de desenvolvimento e não ao financimento "genérico" do OGE (como é o caso dos recursos transferidos do FP) e, por isso, susceptíveis de serem aplicados com menor eficácia.

25 comentários:

M.M.V INVESTMENT disse...

Caro atenção

Você está cansado de procurar empréstimos e hipotecas? Você tem sido constantemente rejeitado por seus bancos e outras instituições financeiras? E-mail: m.m.v.investment@gmail.com OU mrsvandamariana@yahoo.co.uk, Você precisa de um empréstimo de negócio para começar um novo ano? Você não tem que preocupar-se não mais, porque A boa notícia é aqui! Oferecemos empréstimos que variam de 3.000,00 Euros Min. para Max 3000,000.00 Euros com uma taxa de juros de 3% ao mês. Aqui está o nosso E-mail: m.m.v.investment@gmail.com OU mrsvandamariana@yahoo.co.uk

Somos certificados, confiável, confiável, eficiente, rápido e dinâmico. Contacte-nos hoje .. As respostas devem ser enviadas para Nome de Contato: SRA, VANDA MARIANA. E-mail : m.m.v.investment@gmail.com OU mrsvandamariana@yahoo.co.uk

Sinceramente.
Sra. Vanda Mariana.
Departamento de Empréstimos.
Serviços M.M.V Empréstimo Limited.
E-mail: m.m.v.investment@gmail.com
E-mail: mrsvandamariana@yahoo.co.uk

Josue disse...

oi a todos um cidadão se o Portugal eu vim aqui no site para testemunhar as coisas boas que tenho recebido de Deus por meio da empresa chamada Stella Rene onde i aplicado para um empréstimo urgente para pagar minha dívida, mas eu agradeço a Deus hoje que eu recebo bem sucedida sobre este empréstimo hoje, porque eu nunca foram enganados eu queria para obter um empréstimo na internet, mas um amigo meu disse-me há algumas fraudes na internet, porque eu nunca pediu um empréstimo antes, mas quando eu chegar ao local eu vi um post na próxima, então eu segui o link e obter o e-mail i responder ao e-mail, mas para minha sorte eu receber uma resposta do MD, CEO da empresa de Stella Rene onde eu aplicar para o meu empréstimo e ápice todos os dados necessários de mim antes 18.00 meu tempo país que eu recebi o meu empréstimo em minha conta bancária hoje e eu vim aqui no mesmo local onde i foi encorajado a obter um empréstimo para testemunhar também porque eu apenas receber o meu empréstimo de 80,000,00eur eu digo graças a Stella Rene Firm Empréstimo pela confiança e honesto e-mail aqui com eles {mrsstellareneloanfirm1@hotmail.com} Estou muito grato e feliz por Stella Rene i dizer obrigado.

Josue

Cristina Santos disse...

Bom dia a todos, desde o meu país meu nome é Cristina Santos de Portugal eu vim aqui no blog para fazer referência a uma empresa que é legítimo e livre de fraudes, e da empresa onde eu descontou meu empréstimo de 35,000,00euro ontem e eu vim aqui neste momento para testily a todos que está na necessidade de empréstimo que ainda há uma empresa que você pode sempre confiar e contar porque no meu caso eu encontrei a empresa chamada empresa de empréstimo Stella Rene que foi a empresa onde eu embolsou o empréstimo ontem por isso, se conectar com esta empresa no caso de você estiver na necessidade de empréstimo urgente hoje, porque você vai sempre obter um empréstimo aqui e-mail abaixo {mrsstellareneloanfirm1@hotmail.com} para obter mais informações hoje.

Cristina Santos

Mirko Ricci disse...

SOLUÇÃO PARA SUAS NECESSIDADES FINANCEIRAS OU de todo o SEU EMPRÉSTIMO desenvolveu e-mail: Simonasanmartino0@gmail.com

Na actual situação económica do nosso país.
Hoje, para aqueles que já são empreendedores, a situação é difícil.
Então, quando você pensa sobre isso, decidimos ajudar a todas as pessoas que têm projetos onde eles querem um empréstimo para a realização de suas atividades.
Mas a nossa taxa de juros é de 2%, como sendo uma coligação, não quero violar a lei sobre o desgaste.
Deseja contactar-nos para esta cobertura:
Simonasanmartino0@gmail.com

Mr Derek Douglas disse...

Olá

Você é um homem de negócios ou mulher?
Você precisa de dinheiro para iniciar seu próprio negócio?
Você precisa de um empréstimo para pagar sua dívida ou
Contas ou iniciar um bom negócio?
Você precisa de dinheiro para financiar seu projeto?

E-mail de contato: easyloanfirm2020@gmail.com

Estou esperando seu e-mail.
Com respeito,
Мr Derek Douglas
easyloanfirm2020@gmail.com

Peter Kelly disse...

Dia bom,
Nós somos detentor de dinheiro legítimo e respeitável. Pedimos dinheiro emprestado àqueles que precisam de assistência financeira, damos crédito às pessoas que têm mau crédito ou precisam de dinheiro para pagar as contas, para investir no negócio. Você está procurando um empréstimo? Você não precisa se preocupar, porque você está no lugar certo, eu ofereço um empréstimo com baixa taxa de juros de 2%, então se você precisar de um empréstimo, eu quero que você simplesmente entrar em contato comigo neste endereço de e-mail: americanfinancial01@gmail.com

Por favor, escreva-nos de volta com as informações abaixo
1. Os seus nomes completos: _______
2. Endereço de contacto: _______
3. País de residência: ______
4. Montante do empréstimo exigido: ________
5. Duração: _____
6. Sexo: _____
7. Ocupação: ________
8. Rendimento mensal: _______
9. Data de nascimento: ________
10.Telephone Number: __________

Unknown disse...

Asa empréstimo empréstimo empresa estão prontos para emprestar-lhe qualquer quantidade que você precisa para iniciar o seu negócio pessoal. Eu dou para fora o empréstimo à taxa de interesse de 2%, assim que amável aplica para o empréstimo agricultural da agricultura. Se você precisar de empréstimo entre em contato com nosso e-mail: asaloaninstituteplc@gmail.com, você também pode entrar em contato com este e-mail: asaloaninstituteplc@yahoo.com

Asa loan lending company are ready to loan you any amount you need to start up your personal business. we give out loan at 2% interest rate, so Kindly apply for agricultural farming loan. if you need loan contact our email:asaloaninstituteplc@gmail.com, you can also contact this email:asaloaninstituteplc@yahoo.com

Djelbova disse...

Oi, eu sou djelbova, que atualmente mora em Portugal Eu sou uma viúva na época com quatro filhos e eu Fui preso em uma posição financeira em maio de 2016 e precisava para refinanciar e pagar minhas contas. Eu tentei buscar empréstimos de várias empresas privadas e empréstimos corporativos, mas nunca sucesso, ea maioria dos bancos recusou o meu crédito. Mas Deus quis como eu fui apresentado a uma mulher de Deus um emprestador privado empréstimo ele me deu um empréstimo de 850.000,00 euros e hoje sou proprietário de um negócio e meus filhos estão indo bem agora, se você deve entrar em contato com qualquer empresa com referência à obtenção Um empréstimo sem garantia, sem verificação de crédito, sem certeza com taxa de juros de apenas 3% e melhores planos de pagamento e cronograma, entre em contato com a Sra. Stella Rene (mrsstellareneloanfirm1@gmail.com) ela não sabe que eu estou fazendo isso, mas eu sou Tão feliz agora e eu decidi deixar as pessoas saberem mais sobre isso e eu quero que Deus a abençoe mais.

Djelbova

Fabienne Gourserol disse...

Bom dia, senhoras e senhores
Eu apresento Fabienne GOURSEROL, Diretor Geral da empresa francesa FINANCE VITAL.
O apoio e ajuda às pessoas dependentes nas atividades da vida diária é uma ação de solidariedade social. Ela é ajudada por muitas organizações. Você está preso banco, proibido e você não tem o benefício de bancos ou é melhor ter um projeto e precisam de financiamento, o crédito mau ou precisam de dinheiro para pagar as contas, dinheiro para investir no negócio. Nós somos capazes de satisfazer os nossos clientes dentro de 72 horas após a recepção do seu pedido de crédito. Se você realmente precisa de dinheiro, por favor contacte cedo hoje para obter o seu empréstimo, sem qualquer custo dentro de 72 horas a seguir. Você pode se transformar em uma das agências de financiamento vital, ou entre em contato conosco em um dos emails abaixo para uma satisfation incondicional.
e-mail: vitalfinance1993@gmail.com ou fabiennegourserol2017@gmail.com

Maria Victoria disse...

Você está em dívida ou você precisa de um empréstimo para começar seu negócio? Independentemente do seu crédito pode ser, precisa Nós distribuímos todos os tipos de empréstimos de US $ 3.000,00 a US $ 1.000.000,00 3%, apenas as soluções do seu email mvargaspuyo1@gmail.com com as seguintes informações:

Delvin Sergio disse...

Solicite todos os tipos de empréstimos urgentes com participação de 3% no Delvin Loan World Wide.

Inscreva-se agora em: delvinsergio@gmail.com
Whatsapp: +2349038521315

Seth Smith disse...


Você precisa de empréstimo? Você precisa de fundos para iniciar ou promover o seu
Negócios ou você precisa de assistência financeira? Se sim, contacte-nos
Via e-mail (henryjonesloanfirm@gmail.com) oferecemos todos os tipos de empréstimos com apenas 2% de taxa de juros.

Rosita Kugere disse...

Como obtive meu valor de empréstimo desejado de uma empresa de crédito confiável

(petersonworldloans@outlook.com)

Olá a todos, meu nome é Rosita Kugere, de Puerto Rico, Estados Unidos da América, eu

quero compartilhar rapidamente meu testemunho sobre como recebi meu empréstimo de James Peterson World Loans

Empresa com email {(petersonworldloans@outlook.com)} depois de eu aplicar duas vezes a partir de

vários credores de empréstimos que alegaram ser credores aqui neste fórum, pensei que eles

O empréstimo era real e apliquei, mas eles nunca me deram o empréstimo que eu pedi em vez disso

Eles tiraram meu dinheiro arduamente ganho de mim e me colocaram mais dores e problemas até um amigo

de mim, mande-me a James Peterson World Loans Company, que prometeu me ajudar com uma

empréstimo do meu desejo e ele realmente fez o que prometeu sem qualquer tipo de atraso, tive dúvidas

mas eu nunca aproveito para acreditar. Nunca pensei que ainda existissem credores credores confiáveis ​​até

eu entrei em contato com James Peterson World Loans, que realmente me ajudou com o empréstimo i

Pedi e mudou minha vida para melhor. Eu sei que ainda existem muitos credores genuínos

lá fora, na internet, que são difíceis e difíceis de multar. Então eu aconselharia você

procurando credor de empréstimo confiável para entrar em contato com James Peterson World Loans Company

hoje, seu cuidado e compreensão. Não sei se você também precisa de um empréstimo urgente

ou você quer financiamento para seus projetos, então sinta-se livre para entrar em contato com James Peterson World Loans

Empresa hoje. seu endereço de e-mail é (petersonworldloans@outlook.com)
Obrigado e Deus abençoe todos vocês.

amber lampard disse...

Bom dia, você precisa de um empréstimo? como empréstimo para pagar seu departamento, pagar sua renda e resolver problemas financeiros, aqui é uma oportunidade para você, a Flora oferece empréstimos para habitação, empréstimos comerciais e empréstimos de crédito ruim, empréstimos comerciais, empréstimos para capital de giro, construção empréstimos de automóveis, empréstimos de hotel, empréstimos de xerez, etc. de taxas de juros de 3% por remuneração anual, o empréstimo de Flora leva um máximo de {2} dias úteis para chegar a todos os clientes aprovados em toda a palavra entre em contato conosco (floralenders001@gmail.com )

Kellie Wilson disse...

Você precisa de um empréstimo para pagar suas contas? Você precisa de um empréstimo para iniciar negócios? Você precisa de um empréstimo para comprar um apartamento? oferecemos todos os tipos de empréstimos a taxa de juros de 2%, se você estiver interessado em obter um empréstimo simplesmente Email: Oceanicfinance113@gmail.com ou whatsApp: +1(267)725-7570

Isabelle dubois disse...

Fiquei feliz em obter um empréstimo de € 100,000 de um credor sério que eu gostaria de recomendar. Entre em contato com ele em chritellesinclaire123@gmail.com

whatsapp: + 33 7 56 85 15 05

Cynthia ruano disse...

Bom dia, evrryone ...
Estou aqui para testemunhar sobre a empresa que me ajudou com um empréstimo
Os empresários de flora são uma organização legal criada para ajudar Pessoas que precisam de ajuda, como ajuda financeira. ela é uma empresa financeira com sede nos EUA.
Então, se você estiver em dificuldade financeira em dinheiro, e você precisa de dinheiro para começar seu negócio, ou você precisa de uma hipoteca para pagar dívidas ou pagar suas contas, oi solicitante (Floralenders001@gmail.com)
começar um bom negócio ou ter emprestado dificuldades sobre os bancos locais, entre em contato com Flora hoje por email: (Floralenders001@gmail.com)

Maria Hoffman empréstimos disse...

BEM-VINDO A Marian Hoffman.finance loan company@gmail.com nossos objetivos são fornecer um excelente serviço profissional.

Você é empresário ou mulher? Você está em alguma bagunça financeira ou você precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio? Você precisa de um empréstimo para iniciar uma pequena e pequena empresa de negócios? Você tem uma baixa pontuação de crédito e você está achando difícil obter empréstimo de capital de bancos locais e outros institutos financeiros?

Nossos empréstimos estão bem segurados para máxima segurança é a nossa prioridade, Nosso principal objetivo é ajudá-lo a obter os serviços que você merece, Nosso programa é a maneira mais rápida de obter o que precisa em um instante. Reduza seus pagamentos para aliviar a pressão sobre suas despesas mensais. Obtenha flexibilidade com a qual você pode usar para qualquer propósito - nas férias, para educação, para compras exclusivas

Nós oferecemos uma ampla gama de serviços financeiros, que inclui: empréstimos pessoais, empréstimos de consolidação de dívidas, empréstimos comerciais, empréstimos para educação, empréstimos hipotecários garantidos, empréstimos não garantidos, empréstimos hipotecários, empréstimos de dia de pagamento, empréstimos estudantis, empréstimos de desenvolvimento, empréstimos de aquisição, empréstimos para construção civil , com baixa taxa de juros de 2% por ano para pessoas físicas, jurídicas e jurídicas. Obtenha o melhor para sua família e possua a casa do seu sonho também com nosso esquema geral de empréstimo.

OFERECEMOS TODOS OS TIPOS DE EMPRÉSTIMOS - APLICAMOS A EMPRÉSTIMOS DISPONÍVEIS.

Entre em contato conosco para mais informações: Marian
Hoffman.finance@gmail.com
Por favor, escreva-nos de volta com a informação do empréstimo;

INFORMAÇÃO DE FORNECEDOR

1) Nomes completos:
2) País:
3) endereço:
4) Condição:
5) Género:
6) Estado civil:
7) Ocupação:
8) Número de telefone:
9) Renda mensal:
10) Parentes próximos:
11) Valor do empréstimo:
12) Duração do empréstimo:
13) Finalidade do empréstimo:
14) Data específica em que você precisa do empréstimo:

Se você está interessado em obter um empréstimo, então, gentilmente, escreva-nos com o requisito de empréstimo.
Entre em contato conosco para mais informações: Marian
Hoffman.finance@gmail.com

Cumprimentos,
Sra Marian Hoffman
Marian Hoffman.finance@gmail.com

Estamos ansiosos para ouvir de você o mais rápido possível.

Os candidatos interessados ​​devem contatar-nos por e-mail: MarianHoffman.finance@gmail.com

Anónimo disse...

Meu nome é Maria Eduarda Lívia e eu sou de português. Quero usar esse tempo para dizer a todos na internet sobre como recebi meu empréstimo hoje de uma nova empresa de empréstimo legítima a partir de 2018, o nome da empresa é a empresa de empréstimo Marian Hoffman e eles são legítimos que eu nunca vi a empresa na internet antes e acabei de vê-los em um site ontem e decidi aposentar e eles me disseram tudo o que eu preciso fazer e depois de fazê-los, recebi meu empréstimo na minha conta bancária hoje. Eu quero usar esse tempo para dizer a todos na Internet que se você precisar de um empréstimo legítimo, esta é a empresa real para se inscrever e você imediatamente se candidata a eles, tenha a certeza de que você receberá seu empréstimo de forma segura com eles e seja feliz . Se você está interessado em um empréstimo, Marian Hoffman é a empresa a quem solicitar uma empresa de empréstimo real e legítima de 2018, o endereço de e-mail é marianhoffman.finance@gmail.com

Anónimo disse...

Oi, meu nome é Pamela Renata Giovana, sou do português. Acabei de receber meu empréstimo de 50 mil euros desta nova empresa de empréstimo legítimo em 2018 e o nome da empresa é a empresa de empréstimo Marian Hoffman, que solicitou um empréstimo ontem e acabou de receber um alerta do meu banco hoje que havia um fundo de 50 mil euros na minha e estou tão feliz por isso, se você precisar de um empréstimo real, esta é a empresa para ser candidata, eles são reais e ter certeza de que se você solicitar um empréstimo hoje e você é rápido com eles até amanhã, esperando para seus fundos de empréstimo em sua conta com segurança. Então, se você precisar de um empréstimo deles, você só pode contatá-los por correio em marianhoffman.finance@gmail.com.

Graças a quem leu minha mensagem mais uma vez eu permaneço Pamela Renata Giovana.

Anónimo disse...

Olá a todos, sou Sofia Alejandra, uma mãe solteira de Brailz. Gostaria de compartilhar este grande testemunho sobre como recebi meu empréstimo da empresa de empréstimo Marian Hoffman quando fomos expulsos de nossa casa quando não pude mais pagar minhas contas, depois de ter sido roubado por várias empresas on-line e negado um empréstimo pelo meu banco e outras outras cooperativas de crédito que visitei. Meus filhos foram atendidos pelo anfitrião, eu estava sozinho na rua. Até um dia, ignorei um colega antigo que me apresentou à empresa de empréstimo Marian Hoffman. No começo, eu disse a ela que não estou pronto para correr o risco de emprestar outro empréstimo online, mas ela me assegurou que recebi meu empréstimo por eles. Em um segundo pensamento, eu tomei devido à minha lição de casa, fiz um teste e solicitei o empréstimo, felizmente para mim, recebi um empréstimo de 50,000.00 Reais de (marianhoffman.finance@gmail.com). Estou feliz em assumir o risco e solicitar o empréstimo. Meus filhos foram devolvidos para mim e agora eu tenho uma casa e uma empresa minha. Toda gratidão é para a empresa de empréstimos Marian Hoffman por dar sentido à minha vida quando perdi toda a esperança.

Maria Hoffman empréstimos disse...

Olá a todos, meu nome é Miriam Ainhoa ​​Julia, cidadã do Uruguai; Tenho 45 anos ... Tenho casado com três filhos, quero informá-lo sobre a bondade do Senhor, fui atingido em uma situação financeira e eu precisava pagar minhas contas, tentava buscar empréstimos de vários empresas de crédito privado e corporativas, mas nunca com sucesso, e a maioria dos bancos reduziu meu crédito. Mas, finalmente, quero agradecer a Deus Todo-Poderoso por me levar a um credor real e Legit nomeou a Sra. Marian Hoffman, CEO da marian hoffman finance, depois de ter esvidado a soma de 10 mil euros por falsos credores, eu estava sem esperança e não sabia A quem confiar, quando ela veio e colocou um grande sorriso no meu rosto Ao me emprestar a soma de 450.000,00 euros na minha maior surpresa, Então, querido, se você deve entrar em contato com qualquer empresa com referência a garantir um empréstimo com baixa taxa de juros de 2% e melhores planos de reembolso e cronograma, entre em contato {marianhoffman.finance@gmail.com} E também se você fosse uma vítima da Scam, não se preocupe mais, porque trouxe boas notícias e o único credor que você pode confiar, apenas entre em contato com ela agora via (marianhoffman.finance@gmail.com) para obter mais informações sobre como obter seu empréstimo. Ela não sabe que estou fazendo isso. Rezo para que Deus o abençoe abundantemente, colocando um sorriso no meu rosto e na minha família.

Dr K.R SHARMA disse...

Recebi meu cartão de ATM programado e apagado para
retire o máximo de US $ 5.000 diariamente por um máximo de 30
dias via (wesleymarkhackers@gmail.com).
Estou tão feliz com isso porque recebi meu na semana passada e usei-o para obter $ 150,000. Wesley Mark Hackers está dando
O cartão apenas para ajudar os pobres e carentes, embora seja ilegal, mas isso
é algo legal. Obtenha o seu de Wesley Mark Hackers hoje! Basta enviar um e-mail
para (wesleymarkhackers@gmail.com)
ou watsapp +16315383658

Dr K.R SHARMA disse...

Recebi meu cartão de ATM programado e apagado para
retire o máximo de US $ 5.000 diariamente por um máximo de 30
dias via (wesleymarkhackers@gmail.com).
Estou tão feliz com isso porque recebi meu na semana passada e usei-o para obter $ 150,000. Wesley Mark Hackers está dando
O cartão apenas para ajudar os pobres e carentes, embora seja ilegal, mas isso
é algo legal. Obtenha o seu de Wesley Mark Hackers hoje! Basta enviar um e-mail
para (wesleymarkhackers@gmail.com)
ou watsapp +16315383658

Dr K.R SHARMA disse...

Eu tenho meu cartão ATM programado e em branco para
retirar o máximo de US $ 5.000 por dia para um máximo de 30
dias via (wesleymarkhackers@gmail.com).
Estou muito feliz com isso porque recebi o meu na semana passada e o usei para ganhar US $ 150.000. Wesley marca Hackers está dando
o cartão apenas para ajudar os pobres e necessitados que é ilegal, mas
é algo legal. obtenha o seu da marca de wesley Hackers hoje! Basta enviar um email
para (wesleymarkhackers@gmail.com)
ou watsapp +16315383658