quinta-feira, 2 de junho de 2011

Um-dó-li-tá...

O Fundo Monetário Internacional e o Banco Asiático de Desenvolvimento publicaram em Abril dois documentos muito importantes no conjunto das suas publicações: o World Economic Outlook, no caso do primeiro, e o Asian Development Outlook, no caso do segundo.
Quer um, quer outro disponibilizam uma base de dados estatísticos onde obtivemos os valores para as taxas de crescimento do PIB de Timor Leste no período 2006-2012 (claro que os dados dos anos 2011 e 2012 são estimativas).


Como se pode verificar pelo gráfico acima há divergências relativamente à taxa de crescimento que se terá verificado em 2010 e também nas estimativas para 2011 e 2012.
Infelizmente não dispomos de um número para esta taxa (em qualquer dos casos sem petróleo e sem ONU) com origem em estruturas governamentais do país. Recordamos, no entanto, que existe uma forte colaboração neste domínio das contas nacionais entre estruturas do Governo e o FMI e aquele costuma utilizar um modelo de cálculo destas desenvolvido em conjunto com esta instituição financeira internacional.

O "um-dó-li-tá" justifica-se aqui porque, como dissemos, face à falta de mais informação, "entre uma e outra [previsão da taxa de crescimento para 2010] venha o diabo e escolha"... :-).
Esperemos que entretanto sejam publicadas informações que permitam reduzir a significativa diferença agora existente.
Repare-se que a ser verdadeira a taxa aventada pelo FMI, a taxa de variação do PIB em 2010 terá sido um pouco menos de metade da de 2009.

Sem comentários: