sábado, 14 de maio de 2011

O estado dos Objectivos do Milénio em Timor Leste segundo o PNUD

Um dos quadros publicados no 3º Relatório Nacional (de Timor Leste) sobre o Desenvolvimento Humano é o que figura abaixo, onde se assinalam os "objectivos do milénio" (MDG-Millenium Development Goals na expressão em inglês) cujas metas já foram atingidas (achived), a caminho de serem alcançados até ao ano limite de 2015 (on track) e os que previsivelmente não virão a ser atingidos por se encontrarem num ritmo de progressão que o faz antever (off track).


Esclareça-se que a data de 2015 corresponde ao final do período de 25 anos (a contar de 1990) estabelecido pela Declaração do Milénio aprovada em Setembro de 2000 pela Assembleia Geral das Nações Unidas para serem alcançadas as metas para os 8 objectivos principais que ela estabeleceu, o primeiro dos quais é a redução para metade do nível de pobreza no país
Como Timor Leste só se tornou verdadeiramente independente em 2002, o período de 25 anos deveria terminar cerca de 2025 (na verdade 2027).
É pena que do documento do RDHTL não se perceba se as metas para 2015 foram adaptadas a este facto ou não. Concede-se, no entanto, que tal "matemática" não é fácil.

1 comentário:

franck disse...

Olá, humanos de verdade são aqueles que podem ajudar seus companheiros quando eles sofrem. Este homem me deu um empréstimo de € 80 000 sem tudo complicar a tarefa ao nível dos documentos alegando que os bancos no momento de pedidos de empréstimo. Se você é uma necessidade financeira, com excelente eu mercado hoje, foi meu protetor de tela e realmente não sei dele por isso hoje decidi testemunhar a seu favor, você pode contatá-lo por e-mail e siga as instruções e você estará satisfeito no máximo 48. Confirmo e agora se acontece que precisa de um empréstimo, você querer contatá-lo. Então você que estão em necessidade, porque eu posso escrever vermes para baixo e explicar sua situação pode ajudar seu e-mail: victorboulo@gmail.com