terça-feira, 24 de maio de 2011

Taxa mensal de inflação em Dili desceu. Pouco mas desceu...

Segundo dados divulgados recentemente pela Direcção Nacional de Estatística de Timor Leste, o Índice de Preços no Consumidor desceu de 176,1 para 176 entre Março e Abril passados. Isto representa uma descida de cerca de 0,06% que, arredondados, dá os 0,1% que figuram no quadro abaixo como sendo a taxa de inflação mensal em Abril/11, em Dili. Pouco mas desceu...
Esta descida permitiu também uma queda da taxa homóloga de inflação de 14,1% em Março para 13,7% em Abril/11 (Abril/11 vs Abril/10).



Importante para esta descida foi a dos produtos alimentares em geral (-1,3%) e dos "cereais, raízes e seus produtos", em particular (-5,5%).

Recorrendo a alguns métodos (muito) empíricos para tentar estimar a taxa de inflação média anual para todo o ano de 2011 é possível chegar a valores que variam entre os cerca de 12 e de 15%.
Admitindo que o preço dos combustíveis no consumidor irá começar a baixar num futuro próximo em resultado da queda dos preços do petróleo no mercado internacional e que a taxa de inflação na Indonésia --- de onde vem parte significativa das importações de Timor Leste --- se venha a situar dentro do limite previsto pelo banco central daquele país (cerca de 5%; foi de 7% em 2010), admitimos que a taxa de inflação em Timor Leste conheça alguma descida no futuro.
Assim sendo, é possível, mas não certo (claro!...) que no final do ano a taxa de inflação média anual se fique pelos cerca de 9-10%, ainda assim acima dos 6% estimados pelo FMI. Ao longo do ano, à medida que forem sendo conhecidos as taxas de inflação mensais de Dili, iremos ajustanto as nossas previsões.

Sem comentários: