terça-feira, 25 de junho de 2013

O investimento nas Contas Nacionais

O investimento é uma das componentes mais importantes do produto de uma economia pois é ele que permite quer aumentar a sua capacidade de produção para o futuro quer facilitar a circulação de bens e pessoas bem como, nomeadamente, a instalação de vários serviços (administração pública, hospitais, escolas, etc) e das pessoas (habitação).

 
Note-se que nas últimas três colunas calculámos a estrutra do investimento --- em termos de contas nacionais ele é designado normalmente por Formação Bruta de Capital Fixo --- nos três últimos anos para os quais há dados disponíveis.
Por elas se pode constatar que em 2011 há uma alteração significativa dos dados, mais "normais", dos dois anos anteriores. Isso fica a dever-se ao peso do investimento da central eléctrica de Hera no investimento nacional, fazendo "disparar" o peso da FBCF do sector público comparativamente com a do sector privado (empresas e famílias).
Aliás, o período de construção da central repercutiu-se significativamente no valor absoluto do investimento total e da sua componente pública, com o máximo dos três anos a ser alcançado no último para que há dados (2011).
Ele repercutiu-se também numa outra componente do produto, as importações, com estas a crescerem significativamente devido à entrada dos equipamentos para a central.

Sem comentários: