sexta-feira, 7 de junho de 2013

Novo Índice de preços em Timor Leste e taxa de inflação nacional

Uma das críticas que se fazia há já algum tempo ao Índice de Preços utilizado em Timor Leste para cálculo da taxa de inflação era a de que ele, uma vez que tinha como base uma estrutura de consumos que datava de 2001, estaria algo desactualizado face à estrutura de consumo mais actual.
Não menos importante, o IPC era calculado em duas "versões": para Dili (o que, por ser actualizado mensalmente, era "levado mais a sério" e usado como indicador da inflação em Timor Leste), por um lado, e para Dili e mais três cidades com uma metodologia que deixava muito a desejar para ser considerado "nacional" --- como pretendia ser.

Graças ao apoio técnico do serviço australiano de estatística foi possível rever o IPC usando como base o inquérito ao consumo de 2011 e novos métodos de recolha de dados. Foi criado, assim, um IPC com base agora "verdadeiramente" nacional com IPC=100 para Dezembro de 2012.

Foram recentemente divulgados os primeiros valores do novo Índice de Preços. Este era em Abril passado de 103,4 (base DEZ12=100, como dissemos).

Neste primeiro ano de cálculo do novo IPC ele será divulgado apenas trimestralmente. O valor da taxa de inflação homóloga de Março de 2013 (preços deste mês comparados com o do mês homólogo de 2012) foi de 12,2%, com o grupo da aimentação e bebidas não alcoólicas (de longe o que mais pesa no consumo) a "valer" +14,9% que um ano antes.

Recorde-se que com base no Índice anterior as estimativas do Governo eram de que a inflação será este ano de cerca de 7%. Menos optimista, eu ía apontando para os cerca de 9% como taxa média anual.
A ver vamos em que ficamos.

Sem comentários: