domingo, 23 de junho de 2013

De novo as Contas Nacionais de Timor Leste

Da publicação da Direcção Geral de Estatística sobre Contas Nacionais retirámos os dois quadros seguintes (clicar para aumentar e tornar legíveis):



 
No primeiro estão os dados do produto petrolífero e não petrolífero em valores absolutos e segundo a sua origem numa óptica de despesa: consumo (das famílias e do Estado), investimento (Formação Bruta de Capital Fixo), exportações (nomeadamente de petróleo e gás no caso do produto petrolífero) e importações.
 
No segundo estão os mesmos valores mas em percentagem do PIB petrolífero. As três últimas linhas deste segundo quadro dizem-nos, nomeadamente, que, em média, o sector petrolífero representa quase 80% da produção nacional e que o sector não petrolífero se queda por uns "modestos" cerca de 20-24% do PIB total (com petróleo).
Esta é uma das imagens da grande dependência da economia do país relativamente à produção petrolífera no Mar de Timor.
 
O gráfico abaixo ilustra a evolução do Produto total (com petróleo) e das suas duas componentes: o produto do sector petrolífero e o do sector não petrolífero. Como se pode verificar o comportamento do produto do sector petrolífero é determinante para o comportamento do Produto Total, representando, em 2011, 77% do total deste. O produto não-petrolífero representava os restantes 23%.
 
 

Se tomarmos em consideração apenas o PIB total NÃO PETROLÍFERO verificamos que o peso das diversas componentes da despesa é o seguinte (média de 2009 a 2011):

Consumo das famílias: 62,4%
Consumo do Estado (Consumo público + Despesas de desenv. e assistência técnica): 62,4%
Compras pela ONU (UNMIT + ISF): 34,8%
[Consumo do Estado + ONU = 97,2%]
Formação Bruta de Capital Fixo (genericamente o Investimento): 49,1%
Exportação de bens e serviços (sector não-petrolífero): 9,3%
(menos) Importação de bens e serviços: 120,9%


Sem comentários: