quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dólar no "subão"... mas a descer!

Um dos factores que influenciam a taxa de inflação de um país é o preço a que compra as suas importações. Ora, este depende do preço delas na origem e da taxa de câmbio da moeda nacional (mesmo que de outro país...) face às moedas dos seus fornecedores principais.
Como indicador do comportaamento da evolução previsível futura do dólar face às moedas estrangeiras apresentamos abaixo as estimativas de evolução da taxa de câmbio do USD face ao Euro.
Como se pode verificar pelo gráfico e quadro abaixo, pelo menos para os próximos meses é esperada a continuação da desvalorização do dólar --- neste caso face ao Euro mas espera-se que aconteça o mesmo face à rupia indonésia (IDR) e ao dólar australiano (AUD), as moedas de dois dos nossos principais fornecedores.
Esta desvalorização do USD está relacionada, segundo vários observadores, com a contínua emissão de moeda americana pelos USA na sequência dos esforços de salvar o seu sistema financeiro e de fazer a economia retomar uma senda de crescimento. Mais dólares significa que o seu "preço" (câmbio) fica mais barato, tal como se houver muitos ananazes eles descerão de preço... Tudo isto ajuda a que os investidores tenham cada vez mais receio de terem dólares, o que, ao vende-los, faz estes baixarem ainda mais de "preço"...



A consequência desta evolução será uma pressão para a continuação da subida dos preços em Timor Leste, a que se deve juntar uma previsão de subida de cerca de 7% dos preços na Indonésia durante este ano. A coisa não 'tá fácil, não... Mesmo que compremos a esta a mesma quantidade de produtos, a verdade é que eles são agora mais caros e a moeda indonésia é também mais cara. 1+1=2...
E o pior é que o país não tem produção nacional que substitua alguma da produção importada. Não tem mas está na altura de se começar a pensar nisso a sério!

1 comentário:

Noons disse...

Filipinas como alternativa fornecedora?