sexta-feira, 29 de abril de 2011

Como diria o meu conterrâneo José Mourinho: "Porquê?!... Porquê?!..."

Porque é que no orçamento para este ano do Fundo de Infraestruturas quase todas (mas mesmo quase todas) as estradas foram dotadas da mesma "chapa 500 [mil USD]" para a sua reabilitação?!... "Wherever they are!.." e, principalmente, aparentemente estejam como estiverem... Qual a racionalidade económica disto? Mistério!
Nos quadros abaixo as três colunas dos valores correspondem às dotações para 2011 (coluna do meio) e as pevisões de dotações para 2012 e 2013. "Porquê?!..." Engano-me ou para uma reabilitação digna desse nome e duradoura (e relativamente urgente, como é a maior parte dos casos) as maiores verbas deveriam ser gastas no início e não no meio ou no fim dos projectos?



Assim começo a compreender muita coisa. As dores nas costas, por exemplo!

4 comentários:

Anónimo disse...

Espero que seja este o caso, mas em muitos projectos de estradas e energia colocam nos primeiros anos os montantes para pagar os vários estudos e surveys (e consultantes, sempre um promenor importante) necessários, para apenas depois se dedicarem ao projecto propriamente dito.

Mas sim os 500, 500, 500.... parecem-me verdadeiramente....peculiáres. Quais serão os avançadíssimos cálculos que estarão por detrás desses valores.

Sendo que a única hipótese lógica, a meu ver, é que a empresa que ficou encarregada pelos estudos leva 8 milhões pelo pacote e eles limitarem-se a dividir pelos segmentos de estradas.

Penso eu de que...

A. M. de Almeida Serra disse...

Pois! Seria bom que isso fosse verdade mas no estado em que as estradas estão não dá para esperar! E tudo indica que não há estudos coisíssima nenhuma... Suspeito que seja dinheiro para tapar buracos. Isto é: dinheiro para ir por água abaixo...

Anónimo disse...

Caro Prof,

Será que era muito dificil explicar ao Sr. Alexandre Gusmão que sem estradas é impossível desenvolver TL??
Para atravessar a ponte de Lois os camiões esperam pelas 2 da madrugada e pagam 600 Usd por cada um, aos militares que guardam a ponte.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Pois é caro Prof,

Ficámos tristes ao verificar que o lápis azul exerça funções aqui no seu blog, voçê que lutou contra a ditadura, agora é o próprio a exercer funções de lápis azul.
Rápido apague esta mensagem para que não se saiba que exerce censura no seu blog e mantenha a sua posição.

Beijinhos da Querida Lucrécia