sexta-feira, 20 de março de 2009

Timor Leste e o café

O café de Timor Leste é usualmente classificado como um dos melhores do mundo. Principalmente pelos próprios timorenses, claro! Temo, no entanto, que a sua qualidade não seja actualmente o que poderia ser --- embora algumas empresas se preocupem em assegurar uma elevada qualidade no café que produzem e exportam.
Razão para uma certa degradação da qualidade do café será o desaparecimento, em muitas explorações, das "boas práticas" que estão na base de um bom café. Assegurar que são colhidas apenas as cerejas mais maduras --- ou, pelo menos, evitar que se faça uma colheita simultânea de cerejas maduras e verdes --- é essencial.
Assim como o é, p.ex., a boa capinagem dos terrenos cultivados com cafeeiros. E uma progrssiva substituição das plantas mais antigas por outras mais modernas e produtivas.

Vem tudo isto a propósito da adesão de Timor Leste à Organização Internacional do Café, com sede em Londres, no início deste ano.


No 'site' desta organização internacional que "superintende" sobre o mercado internacional de café, há muita informação quer sobre as suas actividades --- que inclui apoio técnico aos países dele necessitados --- quer sobre o mercado internacional do café, particularmente a evolução do preço internacional da bebida.
O último relatório tem a data de Fevereiro passado e dá conta, nomeadamente, de uma expectativa de aumento do preço do café em 2009 devido à combinação de dois efeitos: por um lado, uma baixa da produção em alguns dos exportadores devido a más condições climatéricas e, por outro lado, a manutenção do nível da procura já que se entende que esta é relativamente rígida e, por isso, não susceptível de ser significativamente afectada pela crise mundial. Não há crise que nos faça passar sem a "bica"...

"Em fevereiro os preços do café pouco se alteraram, e a média mensal do preço indicativo composto da
OIC registrou 107,60 centavos de dólar dos EUA por libra-peso, em comparação com 108,39 centavos em
janeiro de 2009. Os preços dos Suaves Colombianos e dos Outros Suaves prosseguem firmes, confirmando
que, devido a problemas climáticos e estruturais, as atuais safras da Colômbia, América Central e Índia estão
menores do que as estimativas iniciais indicavam. Em conseqüência, os prêmios pagos pelo pronto embarque
de café desses países têm aumentado, ampliando a arbitragem com os preços dos Robustas.
O comportamento de curto prazo dos preços do café nas bolsas de futuros de Nova Iorque e Londres, porém, continua a ser influenciado pelo fraco desempenho das principais bolsas de valores e instrumentos financeiros.
Em termos dos fatores fundamentais do mercado cafeeiro, as perspectivas continuam as mesmas. A
disponibilidade no ano cafeeiro de 2008/09 é suficiente para satisfazer a demanda. Durante 2009/10, porém,
o equilíbrio oferta/demanda deve transformar-se em déficit, devido à redução da produção global decorrente
do ano de baixa do ciclo produtivo brasileiro. Ao mesmo tempo, não se prevê que a demanda de café seja
afetada significativamente pela crise econômica mundial. Além disso, nos países produtores os estoques
caíram para seus níveis mais baixos desde que registros começaram a ser mantidos. É provável que no médio
prazo esses fatores contribuam para a sustentação do mercado, e prevê-se um fortalecimento dos preços à
medida que o ano avança.
"

A adesão à OIC-Organização Internacional do Café é um bom sinal quanto ao interesse que, aparentemente, o Governo de Timor Leste coloca na melhoria do sector que, se excluirmos o petróleo, é a única fonte de rendimentos (de exportação) do país e, principalmente, de uma parte importante da sua população nas zonas de produção.
Esse interesse, sabe-se, tem sido manifestado ao mais alto nível do Estado. A Missão Agrícola portuguesa em Timor Leste, apoiada na rectaguarda por outros organismos públicos portugueses, pode vir a dar uma ajuda preciosa na renovação dos cafeeiros de Timor de modo a melhorar significativamente a quantidade e a qualidade produzida.

Sem comentários: