quinta-feira, 13 de maio de 2010

"Pelo sonho é que vamos!"

Pelo sonho é que vamos,
Comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não frutos,
Pelo Sonho é que vamos

Assim reza a primeira estrofe do poema "O sonho" do poeta da "Serra-Mãe", a Arrábida, o meu "vizinho" Sebastião da Gama.

Mas a que propósito me lembrei da expressão "pelo sonho é que vamos"?


Ela surgiu-me ao ler muitas das previsões do Plano Estratégico de Desenvolvimento recentemente apresentado, ainda nas suas linhas gerais, pelo actual Governo de Timor Leste.


Ela surgiu-me, paticularmente, ao ler a parte sobre a evolução prevista para a produtividade da agricultura até 2016. No texto do draft do Plano divulgado pela La'o Hamutuk figura, na página 2-17, um gráfico sobre da referida produtividade em USD por agricultor ao longo do período 2001 a 2016. Até 2009 trata-se, naturalmente, dos dados observados efectivamente e de 2010 até 2016 trata-se de projecções dos planificadores.


Os números são, no essencial, os seguintes: em 2002 o rendimento dos agricultores terá sido de 228 USD/agricultor, em 2010 estima-se que venha a ser de 265 USD per capita e a estimativa é de que em 2016 seja de 703 USD por agricultor.



Isto é: entre 2002 e 2010 a taxa de crescimento médio anual foi de 1,9%/ano mas prevê-se que nos 6 anos até 2016 ela passe deste valor para 17,7%/ano. Uma taxa 9,3 vezes maior! E isto partindo da base que todos conhecemos e que também é reconhecida pelo Plano: o de uma agricultura familiar de subsistência. Huuummmmm!... Não será sonhar demasiado alto?

Na sua análise preliminar ao Plano a La'o Hamutuk diz (e bem):

"La'o Hamutuk agrees that Timor-Leste's leaders should project an optimistic vision for this nation's future. However, that vision, especially when it is described by a national plan offered as a "Bible" for current and future governments, needs to be grounded in reality. If we confuse analysis with public relations, future generations will suffer from broken promises, built on sand."

Eu não diria melhor!


Pelo sonho é que vamos,
Comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não frutos,
Pelo Sonho é que vamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Prof,

Porque nas suas análises economicas não inclui os 41 milhoes de Usd de arroz que o MTCI vai comprar?? Parte dele vai estragar-se e outro tanto será contrabandeado para a Indonésia. Com esses 41 milhões aumentava estraordinariamente o rendimento dos agricultores. Ha Ha Ha!!
O padre Locateli de Fatumaca, Baucau está a lutar para fazer um canal de rega de 5 kms e irrigar 500 ha de arroz, o dinheiro 250 000 Usd está a terminar e o canal vai ficar por concluir, não há mais dinheiro do governo para terminar a obra.
500 ha produzem 500 Toneladas de arroz por ano, com o canal de rega pode-se fazer 2 culturas por ano, assim irá produzir 1000 Toneladas por ano, o arroz está a 30 centimos por kg, significa 300 000 Usd de arroz por ano para os agricultores pobres de Baucau.

Beijinhos da querida Lucrécia

Anónimo disse...

caros amigos de pesquisa, talves não precisa de fazer estimação sem datas concretas que pode enganar, os utilizadores de informaçãao.
Muitas tractores foram distribuidas, mas não temos resultados, nem manutenção, a minha pergunta é quantos hectares do solo foram mobilizados no territorio? quantos vezes estção de agricultura a fzer por ano? quantos pessoas que consegue fazer