sábado, 2 de maio de 2009

Como disse?!...

Segundo o jornal "Tempo Semanal" (edição nº 136) a Ministra das Finanças terá declarado, a propósito das críticas correntes sobre o número de consultores do seu ministério e respectivos (altos) salários --- alguns pagos pelo Banco Mundial mas outros pagos pelo Orçamento de Timor Leste ---, que "These advisors "can help to contribute to economic growth of up to 12.3%. If you look at the IMF report it says clearly there that the major contribution to this economic growth comes from public spending."
A não ser que a tradução não esteja correcta, a ministra parece estar a falar deste ano de 2009. Certo?
Acontece, porém, que o último relatório (?) do FMI sobre Timor Leste, o que foi apresentado na conferência de doadores de há cerca de um mês atrás, diz que a taxa de crescimento de 12,5% se terá verificado... em 2008. Para 2009 prevê uma taxa de crescimento de 7,7% (e 2,3% em 2010) --- na suposição de que os Gastos Públicos serão como aprovado no OGE2009, o que poderá vir a não se concretizar se, devido à queda do preço do petróleo, o "rendimento sustentável" for revisto em baixa.
Independentemente do ano a que se refere, fica para a história a ideia de que o (alto) nível salarial dos consultores ajuda (tão decisivamente) o crescimento económico.


PS - Será que se se lhes pagar o dobro se crescerá ainda mais depressa?

2 comentários:

Anónimo disse...

É sem dúvida uma interpretação "interessante" do relatório do FMI.

Sara

JDSantos disse...

Gostei do seu PS. Simples, mas eficiente...
Abraço