sábado, 13 de setembro de 2008

Ainda sobre o "híbrido de Timor"

Ainda mal tinha terminado a viagem que me trouxe de mais uma estada em Timor Leste, fui a caminho do Centro de Informação da Ferrugem do Cafeeiro para uma visita guiada e uma conversa sobre o "híbrido de Timor" que o Centro, desde há mais de 50 anos, espalha pelo mundo.
Aí fiquei a conhecer alguns aspectos da cultura do café que compartilho convosco, bebedores inveterados de "bica" ou não...
Informação para leigos no assunto como nós...: os cafeeiros são tanto mais produtivos quanto menos espaçados forem os "nós" num ramo pois que é aí que nascem as flores e, depois, as cerejas do café que darão origem ao grão. Assim sendo, uma melhoria da produção de café passará pela difusão de variedades e/ou de plantas em que se verifique esta característica.

Ramo de cafeeiro (arábica)Flor de café (linda, não é?!...)Note-se o curto espaçamento entre os "nós" onde estão nascendo as "cerejas"

O curioso é que o Centro é, pelas suas funções, a maior "plantação" de café na Europa. Em estufas, claro. Note-se o aspecto compacto das plantas, denunciando exactamente a existência de muitos nós e de grande potencial de produção. Quando veremos este aspecto nos cafeeiros de Timor?

Sem comentários: