quinta-feira, 10 de julho de 2008

Ai, Maromak! Onde isto vai parar?!...

Para quem não sabe, "Maromak" é o ser supremo, o criador, para os timroenses. "Traduzindo por miúdos" e na lógica de muitos, é "Deus".
Foi do que me lembrei quando vi a seguinte notícia publicada a 3 de Julho no Financial Times:

"Bets on $200 oil increase
By Javier Blas in London
Published: July 3 2008 16:52 Last updated: July 3 2008 16:52

The number of financial bets on crude oil prices hitting $200 a barrel before the end of this year has almost doubled in the last month, a further sign of growing concern that oil prices will continue to rise sharply in the near term.
The strong buying of these call options – contracts that give holders the right to buy crude oil at a predetermined price and date – comes as spot oil prices in London on Thursday hit a fresh record high around the $146 a barrel level.
In London, Brent oil hit an intraday record of $146.69 a barrel, up 55 per cent since January. In New York, West Texas Intermediate hit an all-time high of $145.85."

Isto é: há já quem aposte em que o preço do barril de petróleo irá atingir os 200 USD antes do fim do ano. E há cada vez mais operadores a apostar nessa hipótese pois o número dos que compraram "opções de compra" a esse preço duplicou durante o mês de Junho passado. 'tá lindo, isto, ´tá!..
E se é verdade que o "Timor Leste produtor" só tem a ganhar com a subida, o "Timor Leste consumidor" tem de se preparar para uma situação que não se antevê que venha a melhorar no futuro --- a não ser que haja alterações radicais na política económica internacional, o que não se antevê como provável no futuro próximo.

Já noutra ocasião falámos aqui das responsabilidades dos especuladores neste processo. Na ocasião só não explicámos suficientemente porque é que eles são "empurrados" para os mercados das commodities, como o petróleo.
Na verdade o que se passa é que com a política de baixar as taxas de juro seguida pelo "banco central" americano (o FED), a rentabilidade de muitos investimentos baixou significativamente até porque as taxas de juro reais (as nominais menos a taxa de inflação) estão muito baixas negativas ou perto disso.
Claro que nestas circunstâncias a tendência é para os detentores de dinheiro tentarem obter um rendimento mais elevado "jogando" naqueles mercados onde ainda há "espaço de manobra" para ganhos significativos. E os mercados do petróleo, de outros minerais, dos cereais (arroz, trigo, etc) e outros estavam "disponíveis" para a acção dos especuladores. O resultado está à vista...
Claro que tudo isto foi ajudado por políticas monetárias de algum "laxismo" que permitiram a criação de volumes significativos de moeda que agora "cai" em catadupa nos referidos mercados. Pena que ninguém tenha previsto isto...
Pior: uma parte da solução passaria por reduzir a oferta de moeda e aumentar as taxas de juro. Isso significaria dificuldades no investimento e uma recessão económica (mundial) importante, com todo o seu rol de desgraças associadas: desemprego, inflação...
Quem dá o primeiro passo? Ninguém, claro!... Então resta-nos aguentar e rezar a Maromak!...

Voltando ao caso de Timor Leste, o governo pode ter a tendência de defrontar a situação criada aos consumidores através de subsídios que façam baixar artificialmente o preço dos combustíveis mas é encessário não esquecer que essa solução tem os seus próprios limites se a tendência for para uma crescente subida dos preços. Não se pode aumentar eternamente os subsídios. Não pode nem deve...
Talvez esteja na hora de incentivar muitos a usarem mais bicicletas e menos motorizadas... Dili até é quase plana...

Sem comentários: