quinta-feira, 29 de maio de 2008

A evolução do preço do arroz nos mercados internacionais

A FAO publica regularmente informações sobre a evolução dos mercados internacionais de matérias primas (commodities) alimentares.
Do número de Junho do seu Food Outlook constam os seguintes quadros do relativos ao mercado internacional do arroz.

Por ele se pode verificar que o grande aumento do preço do arroz se verificou desde o final de 2007, tendo o preçoo da tonelada passado de um pouco menos de 400 USD para cerca de 900 mais recentemente. Uma mais que duplicação em cerca de 5 meses!
Naturalmente, tal como se passa nos mercados de outras commodities, esta evolução tem muito pouco que ver com a das condições de produção ou do comércio internacional do cereal.
De facto, a produção deve aumentar de 2007 para 2008.
No entanto, as exportações em 2008 vão tender a ser mais baixas que em 2007 porque alguns países decidiram restringir as suas vendas ao exterior a fim de assegurarem o abastecimento do mercado interno.
Assim sendo e tal como já referido noutro local, os grandes culpados destas subidas em flecha dos preços do arroz são os "investidores institucionais" mencionados noutra 'entrada' deste blog, mais abaixo, a propósito da evolução do preço do petróleo.
É o capitalismo financeiro, estúpido!...

Sobre a situação do mercado mundial de arroz veja-se também o Rice Market Monitor de Abril/2008.

Sem comentários: