quinta-feira, 16 de julho de 2009

Evolução recente do preço do café no mercado internacional

A colheita de café este ano foi, como se esperava face à boa colheita do ano passado, relativamente fraca. O Ministério da Agricultura estima que seja menos cerca de 30% que no ano passado mas algumas pessoas que acompanham de perto esta cultura em Timor Leste chegam afalar em quebras de 50% ou mais.

Entretanto o mercado internacional do café tem conhecido uma evolução negativa nos últimos dias/semanas, particularmente quanto ao "arábica" (other mild arabicas), mais importante para Timor Leste, que viu o seu preço no mercado de Nova York descer de 160,25 cents/lb no início de Junho para 137,63 no fim do mesmo mês e para 133,75 cents/lb (1 kg = 2,2 lb).

Correspondendo a esta queda, terá havido uma queda de 1,5 USD/kg para cerca de 1,0 USD/kg no preço pago aos produtores em Timor Leste, uma quebra que parece ser maior que a do preço no mercado internacional.

A OIC (Organização Internacional do Café; www.ico.org) publicou recentemente o seu boletim mensal de Junho de que destacamos as duas primeiras páginas:


Sem comentários: