domingo, 19 de julho de 2009

Actualização sobre a taxa de inflação

A Direcção Nacional de Estatística do Ministério das Finanças acaba de divulgar o valor da taxa de inflação medida em Dili no mês de Junho passado (e a correcção do valor de Maio).
A taxa homóloga de Junho2009 (relativamente ao mesmo mês de 2008) é de -1,7% (isso! uma taxa negativa) e o valor corrigido para Maio é de -0,2% (em vez dos -0,3% divulgados anteriormente).

Compare-se o valor da taxa de inflação em Junho deste ano com a que se verificou no mesmo mês do ano passado: 11,6%.

Recordamos que o Índice de Preços no Consumidor determinado para a cidade de Dili (bem como o seu correspondente "nacional" que inclui a informação, rotativamente dentro de cada trimestre, da evolução dos preços nas cidades de Baucau, Maliana e Maubisse) se baseia num "cabaz de compras" determinado no final do ano de 2001 e que se encontra, por isso, algo desactualizado --- tanto mais que não inclui dados recolhidos em alguns dos principais supermercados da cidade e que servem, cada vez mais, não só a população de "internacionais" trabalhando em Timor Leste como também muitos timorenses que, dispondo agora de um poder de compra bem maior que no passado, consomem produtos neles vendidos ainda que em quantidades limitadas.

Repare-se que esta (muito significativa) queda da taxa de inflação num ano de importante aumento de Gastos Públicos remete para uma análise das causas da inflação em que os factores internos (incluindo o aumento dos Gastos Públicos) são relativamente pouco importantes quando comparados com os factores externos, como os preços de bens importados (combustíveis e outros).

Como já referimos noutro local, o preço do arroz importado pelo Governo não é tomado em consideração na determinação da taxa de inflação.

Sem comentários: