sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Novo porto de Oecussi inaugurado hoje

Foi hoje inaugurado, com a presença do Sr. Primeiro Ministro, o novo porto de Oecussi, resultado de uma profunda transformação do porto existente e que estava muito degradado --- além de ser insuficiente para desempenhar cabalmente as suas funções.

Junto abaixo algumas fotos com cerca de três meses, já quase na recta final das obras executadas por uma empresa indonésia por subcontratação de uma japonesa que, por sua vez, tinha ganho o concurso financiado pela cooperação japonesa para a reconstrução do porto. O porto é, pois, uma oferta sem contrapartidas do Japão.
Certamente graças a esta origem japonesa do projecto e à constante supervisão de engenheiros japoneses, a obra é de qualidade superior ao que estamos habituados a ver em Timor-Leste. Por isso a sugestão a quem de direito: obriguem as empresas timorenses a juntarem-se com empresas internacionais de reconhecida qualidade para a realização de muitas das obras principais que estão "na calha" para serem executadas no país. Todos terão a ganhar. Principalmente Timor-Leste.


Como era antes do início das obras

Antevisão do que veio a ser o porto hoje inaugurado

Os terminais de chegada e de partida de passageiros

 
 Um dos terminais para passageiros
 
 A estrutura de protecção do molhe
 
 Terminal para o "abicar" dos navios roll-on roll-off
 
O cais principal

1 comentário:

Luís Pité disse...

Acho que a rampa deveria ter ficado onde está o poste eléctrico do lado esquerdo ao fundo, atracando a barcaça/ferry na parte lateral. Assim o porto comercial não teria sido amputado de uns bons metros e com a chegada dos ferries , qualquer navio comercial continuaria ao cais, sem interromper as operações. Esta foi a maneira mais fácil de mostrar um trabalho que eu considero de fraca visão futurística.