Junto abaixo algumas fotos com cerca de três meses, já quase na recta final das obras executadas por uma empresa indonésia por subcontratação de uma japonesa que, por sua vez, tinha ganho o concurso financiado pela cooperação japonesa para a reconstrução do porto. O porto é, pois, uma oferta sem contrapartidas do Japão.
Certamente graças a esta origem japonesa do projecto e à constante supervisão de engenheiros japoneses, a obra é de qualidade superior ao que estamos habituados a ver em Timor-Leste. Por isso a sugestão a quem de direito: obriguem as empresas timorenses a juntarem-se com empresas internacionais de reconhecida qualidade para a realização de muitas das obras principais que estão "na calha" para serem executadas no país. Todos terão a ganhar. Principalmente Timor-Leste.
Como era antes do início das obras
Antevisão do que veio a ser o porto hoje inaugurado
Os terminais de chegada e de partida de passageiros
Um dos terminais para passageiros
A estrutura de protecção do molhe
Terminal para o "abicar" dos navios roll-on roll-off
O cais principal
1 comentário:
Acho que a rampa deveria ter ficado onde está o poste eléctrico do lado esquerdo ao fundo, atracando a barcaça/ferry na parte lateral. Assim o porto comercial não teria sido amputado de uns bons metros e com a chegada dos ferries , qualquer navio comercial continuaria ao cais, sem interromper as operações. Esta foi a maneira mais fácil de mostrar um trabalho que eu considero de fraca visão futurística.
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