sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sobe, sobe, balão sobe... A inflação em Timor Leste

Em 1979 Portugal concorreu ao Concurso Eurovisão da Canção com uma música com o título "Sobe, sobe, balão sobe!...". Ao ver os números mais recentes da taxa de inflação em Timor Leste não pude deixar de me lembrar deste título. É que a taxa de inflação média anual, que com 13,5% já era alta em Dezembro de 2011, aumentou para 14,3% em Janeiro passado.
A taxa homóloga (entre dois meses homólogos seguidos) passaram, entretanto, de 17,4% em Dezembro de 2011 para 17,7% em Janeiro de 2012 em resultado de uma taxa mensal que se situou nos 1,4%.


Uma análise mais "fina" dos valores publicados pela Direcção Nacional de Estatística de Timor Leste diz-nos que a taxa homóloga de variação dos preços da alimentação se fixou, entre Janeiro de 2011 e Janeiro de 2012, nos 20,2%. Note-se que, com quase 57%, este é o grupo que mais "pesa" no cabaz de compras usado para o cálculo do IPC. Claro que para as pessoas com rendimentos mais baixos este peso será ainda maior, o que dá ideia das dificuldades por que muitas pessoas andam a passar.

É urgente, pois e ainda que respeitando o objectivo de crescimento económico do país, dar uma maior importância à inflação como objectivo da política económica. Será que este tema vai "virar" um ponto importante dos debates eleitorais que irão decorrer na primeira metade do ano?


Sem comentários: