terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Inflação em 2012: brincando com os números?

No último relatório do FMI estima-se que a taxa (média anual) de inflação em Dili será de 8%. As previsões do relatório do ano passado para o próprio ano eram de que ela seria de 6% --- e afinal foi de 13,5%.

Não sabemos qual a metodologia seguida pelo Fundo e não quero dizer (mas dou conta aqui...) que seja verdade a teoria de um amigo meu de que eles molham com cuspinho a ponta do indicador e depois vêm de onde sopra o vento para "estimarem" a inflação. Não foi isso que fizeram, de certeza.

Seja como for, senti-me no direito de fazer umas brincadeirinhas com os números utilizando como base da "adivinhação" do futuro o que se passou nos anos recentes em termos de taxas mensais de inflação. Rapa, tira, põe e deixa...
Claro que cada vez que mudei as hipóteses da "brincadeira" obtive resultados diferentes. Mas curiosamente a maioria destes "ficou-se" pelo intervalo dos ]9%;10%[...
Claro que há nisto um pressuposto essencial: o de que a economia se vai comportar "mais ou menos" de forma semelhante ao que se comportou no passado --- dependendo das hipóteses que utilizámos, naturalmente.
Se estas não se verificarem --- cadê o comportamento do preço internacional do petróleo e de outras matérias primas, nomeadamente o arroz? Como se vai comportar (quando aos seus gastos) o Estado/Governo neste ano de eleições? As chuvas vão permitir um bom ano agrícola ou não?!... ---, as taxas vão ser diferentes.
Por isso tudo isto é, nesta fase, uma "brincadeira com números". Mas que se pode tornar muito séria até porque a "brincadeira" foi feita a sério... :-)
A ver vamos em que vamos ficar quanto à taxa média anual de inflação em 2012.  Para já, o palpite fica feito. Vai uma apostinha? :-) Mas só a feijões!...

Sem comentários: