segunda-feira, 11 de julho de 2011

Plano ou lista de pedidos ao Pai Natal?

Vai começar amanhã, aqui em Dili, a reunião com os doadores em que o "prato de substância" a apresentar pelo Governo é o Plano Estratégico de Desenvolvimento.
O documento é importante e não quero desmerece-lo (quem sou eu para o fazer?). Mas mais uma vez vem ao de cima a minha formação de economista e de professor filho e neto de professores... Digo isto a propósito da designação de "Plano" dado ao documento. É que plano é uma coisa e uma lista de desejos (por exemplo, ao Pai Natal) é outra.
Para ser verdadeiramente um Plano, ainda que "apenas" estratégico e com um horizonte de 20 anos pela frente, penso que devia prever minimamente pelo menos três "coisas": o que se vai fazer, quem vai fazer e com que financiamento se vai concretizar.
Ora no documento produzido pelo Governo há muito da primeira "coisa", quase nada da segunda e ainda menos da terceira. Andei, nomeadamente, à procura de um capítulo sobre financiamento do dito cujo e... nada! Não se esperava que se apresentassem contas muito bem feitinhas e aproximadas ao tostão mas pelo menos alguma coisa de substantivo... Assim sendo, como sei se tenho/vou ter os recursos para fazer aquelas "coisas" todas?
E sobre o quem vai fazer também me ficam algumas dúvidas. O próprio plano reconhece que o país tem uma enorme carência de pessoal qualificado e, mesmo, de quadros de qualidade e por isso aposta muito [E MUITO BEM!] nas áreas da educação e da formação ("bote" muito dinheiro nisso, João Câncio, nomeadamente na formação técnica). Mas se é assim, parece que vai haver algum desfasamento temporal entre a disponibilidade de recursos humanos qualificados e o quem vai executar o plano, muito exigente.

Eu sei: estou a ser pessimista. Reconheço que é um bocado de feitio... Mas estarei mesmo? Não estou a discutir o rumo adoptado --- isso é outra história a discutir noutro local --- mas temo que não haja "gás" suficiente para se ir tão depressa.

E depois há outra coisa: venho e estou (intermitentemente) em Timor Leste desde 2001. Isto é: há 10 anos (uma estada de 5 dias em 2000 não conta...). E praticamente desde essa altura que conheço uns buracos que estão no entroncamento das duas ruas, uma interior e outra exterior, que à saída de Manatuto "desaguam" na estrada para leste, em direcção a Baucau. Pois aqueles santos buracos estão ali há dez anos, pacientemente, sempre à espera do viandante para o saudar! Já nos tratamos por tu e tudo! É por isso que eu sou mais um pouco pessimista que outros quanto à capacidade de fazer desaparecer os vários "buracos" que há que tapar em tão (apesar de tudo) curto espaço de tempo.
Mas saltarei de alegria no dia em que eles desaparecerem. Prometo. Apesar de ser sempre triste ver partir uns amigos de tantos anos... :-)

1 comentário:

Anónimo disse...

De acordo com o que está calendarizado, as grandes obras serão realizadas num prazo relativamente curto, até 2015, ano em que deverão estar totalmente reabilitadas e ampliadas estradas segundo os padrões internacionais...

As palavras chave aqui sao "segundo os padrões internacionais" o que obviamente vai significar o envolvimento de companhias estrangeiras para garantir tais padroes e celeridade.

Relativamente a rede rodoviaria, havendo dinheiro e vontade de gasta-lo nao vejo porque nao pode ser plano em vez de "pedidos ao Pai Natal" ate porque um grande investimento em infraestruturas e' um riquisito basico para o desenvolvimento de outros sectores produtivos da economia.

Quanto a educacao ja e' um pouco mais dificil mas anticiparia a contratacao de mais professores de portugues dos paises da CPLP, ate porque o PR Ramos Horta ja tem vindo a dizer que esta na hora de Timor assumir cada vez mais os encargos financeiros relativamente a questoes como esta.

Na saude, temos centenas de medicos formados na Cuba que mais dia menos dia comecarao a voltar para Timor. O que falta sao as condicoes necessarias para eles poderem exercer a sua profissao pelo pais afora.

Confesso que ainda nao li por inteiro o PEDN e por isso nao posso dizer que o Sr Prof esta a ser um pouco pessimista quando diz se nao sabe se e' plano ou pedidos ao Pai Natal.