Só depois de ter escrito a 'entrada' anterior é que, no texto do Plano, dei com algumas linhas sobre o que poderíamos designar por "plano rodoviário" do país.
Curiosamente são referidos como prioritárias as obras de beneficiação de três itinerários principais, sendo que dois deles são os que referi na 'entrada' em causa: Dili-Baucau e Dili-Batugadé (fronteira com Timor Ocidental) (-Bobonaro).
O orçamento estimado para a primeira (118 kms) é de cerca de 100 milhões de USD e para a segunda é de 82 milhões (230 kms). Total: 182 milhões. Já prevendo algum "escorreganço" dos orçamentos vamos parar aos cerca de 220 milhões, provavelmente.
Mas então!..... O Fundo de Infraestruturas tem, para este ano, um orçamento de 600 milhões. As duas estradas custariam cerca de 1/3 do Fundo. "Sabiam" "que nem ginjas"!... Face a isto só me apetece perguntar porque se espera e gritar a famosa exclamação que esteve anos "escarrapachada" no muro da barragem de Alqueva, em Portugal... Lembram-se? Quem não sabe pergunte... :-)
2 comentários:
Este não é verdadeiramente um comentário mas sim uma "nota de pé de página" para os que não viram o que esteve escrito, durante muitos anos, no muro (então incompleto) da barragem de Alqueva. Trata-se da expressão, bem sonora ainda que sem som, "construam-me, porra!..." (sorry for any inconvenience...).
O mesmo se pode aplicar às estradas referidas... Não deixem para amanhã o que já deviam ter feito anteontem...
Caramba! Quase 200 milhões para 300km de estrada segundária.
Com esse pilim faz-se aqui na Austrália uma via rápida de traço duplo para aí de uns 150Km, pelo menos.
Portanto é de esperar que isto desta vêz chegue pelo menos para uma estrada decente, a nível IP de Portugal.
Aguardo a oportunidade de guiar o meu XR6 Turbo numa destas futuras estradas a curto prazo!
Ou será que tou outra vêz a sonhar acordado?...
;-)
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