quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Não! Não vou falar de Timor!... (ou vou?!...)

Voltei a receber há dias um conhecido discurso do ainda mais conhecido escritor moçambicano Mia Couto aquando da abertura do ano lectivo numa Universidade moçambicana em 2005. O texto aparece com o título "Os sete sapatos sujos".
Peça brilhante pelas ideias que transmite e, principalmente, pelo que nos faz pensar --- afinal é verdade que "o principal ponto numa Universidade é o ponto de interrogação"... ---, diz a dado passo sobre o seu Moçambique natal:

"Ter futuro custa muito dinheiro. Mas é muito mais caro só ter passado. Antes da Independência, para os camponeses zambianos não havia futuro. Hoje o único tempo que para eles existe é o futuro dos outros.

Os desafios são maiores que a esperança? Mas nós não podemos senão ser optimistas e fazer aquilo que os brasileiros chamam de levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. O pessimismo é um luxo para os ricos.

A pergunta crucial é esta: o que é que nos separa desse futuro que todos queremos? Alguns acreditam que o que falta são mais quadros, mais escolas, mais hospitais. Outros acreditam que precisamos de mais investidores, mais projectos económicos. Tudo isso é necessário, tudo isso é imprescindível.
Mas para mim, há uma outra coisa que é ainda mais importante. Essa coisa tem
um nome: é uma nova atitude. Se não mudarmos de atitude não conquistaremos uma condição melhor. Poderemos ter mais técnicos, mais hospitais, mais escolas, mas não seremos construtores de futuro.

Falo de uma nova atitude mas a palavra deve ser pronunciada no plural, pois ela compõe um conjunto vasto de posturas, crenças, conceitos e preconceitos.
Há muito que venho defendendo que o maior factor de atraso em Moçambique não se localiza na economia mas na incapacidade de gerarmos um pensamento produtivo, ousado e inovador. Um pensamento que não resulte da repetição de lugares comuns, de fórmulas e de receitas já pensadas pelos outros. "

Falei de Timor?

1 comentário:

h correia disse...

... ou de Portugal.