quarta-feira, 9 de abril de 2014

Inflação em Fevereiro/14: os números

A Direcção Geral de Estatística divulgou mais um boletim com números sobre a evolução dos preços em Timor Leste (veja em www.statistics.gov.tl e escolha o texto em inglês porque em português ele aparece como "Statistica" e remete para a "taxa de consumo" ???? e depois aconselha a seguir para a página em inglês...).
Da consulta do site se conclui que a taxa homóloga de Fevereiro passado (sobre FEV13) para todo o país foi de 2,4%, uma queda em relação aos 4% de Dezembro de 2013. A taxa equivalente apenas para Dili foi de 2,1%.


A taxa média de Fevereiro/14 só pode ser calculada, com os dados disponíveis, para Dili. Esta, que tinha sido de 11,2% em DEZ13 (contra os 4% da taxa homóloga), foi naquele mês de 9,4%. A taxa média de 2013 (média dos IPC desse ano contra a média dos IPC de 2012) foi para Timor Leste de 9,5%.

No gráfico acima pode verificar-se que a evolução da taxa de inflação global está estreitamente ligada à da "alimentação", cujo grupo de produtos representa, só por si, 64,3% do "cabaz de compras" que permite calcular a taxa de inflação.
Se aprofundarmos um pouco a análise verificaremos a evolução dos preços da "alimentação" está, por sua vez, muito influenciada pela do arroz já que este representa só por si, entre importado e local, cerca de 20% do cabaz de compras, sendo a esmagadora maioria dele importado.

No gráfico abaixo apresentamos, com base DEZ2012=100, a evolução do índice do preço do arroz em Dili e no mercado internacional segundo a base de dados IndexMundi (http://www.indexmundi.com/commodities/?commodity=rice&months=60) que retrata a evolução dos preços do "Rice, 5 percent broken milled white rice, Thailand nominal price quote, US Dollars per Metric Ton" [preço do arroz 5% partido da Tailândia].



 
Os dois gráficos acima dizem-nos que os preços do arroz no mercado internacional têm estado, desde pelo menos o final do ano passado, a descer em valor absoluto. A lentidão da subida dos preços do arroz em Timor Leste ajuda a compreender a redução da taxa de inflação. Note-se que esta lentidão se faz com taxas ainda positivas, o que quer dizer que o preço do arroz está a aumentar ainda que de uma forma muito mais lenta que anteriormente.
 
Tudo isto nos remete, para além de um funcionamento do mercado nacional de arroz não completamente transparente e "normal", para uma grande dependência da inflação interna relativamente à evolução do preço do principal cereal que entra na composição da alimentação dos timorenses.
Se se verificar uma inversão da tendência à descida dos preços internacionais isso vai reflectir-se, no mesmo sentido, na taxa de inflação interna pois o arroz importado é uma componente muito grande do cabaz de compras que permite calcular a taxa de inflação de Timor Leste.
 
Uma referência ao grupo dos "vegetais", responsável também por quase 20% do cabaz de compras.
O gráfico abaixo representa a evolução do Índice de Preços no Consumidor deste grupo de produtos. Como se pode verificar houve, principalmente a partir de meados de 2013, um forte abrandamento da taxa de variação que se reflectiu na evolução da própria taxa global de inflação em Timor Leste.
 
 
 Temos, pois, que "arroz" e "vegetais" são dois "produtos" cujo comportamento dos preços deve ser acompanhada com mais cuidado. É o que faremos.

Sem comentários: