sábado, 16 de março de 2013

Boa viagem, Prof. Mário Murteira!


Boa viagem até ao país das caçadas eternas, Professor.

Mário Murteira, como o meu "herói" Prof. Francisco Pereira de Moura, foi daqueles economistas de elevada craveira que acabaram por se dar mal quando a política se atravessou à sua frente. Ambos no período mais "quente" do Portugal de 1974-75.
Teve o azar (?) de, creio que para colocar alguma racionalidade (económica) na irracionalidade da época e por não concordar com ela, ser ministro da economia com Vasco Gonçalves e o período das nacionalizações (decididas por outrém, que não por ele, por razões políticas).

A minha vida cruzou-se várias vezes com a dele embora sempre que de uma maneira muito ténue.

Comecei a minha carreira de docente do ISEG (1972) pela mão da saudosa Aurora Murteira, sua mulher, uma mulher cheia de vida e de capacidades técnicas e humanas que a doença apanhou cedo nas curvas da vida. A sua imagem de marca eram os vestidos saia-casaco da mesma cor, com sapatos também da mesma cor. Onde estava não passava despercebida por essa maneira (quase exclusiva, sua imagem de marca) de vestir e pela vivacidade que punha na conversa.

Depois trabalhei indirectamente com ele por interposta pessoa, o seu Secretário de Estado dos Recursos Humanos (olá, Américo!), um "bombeiro" que procurou manter o emprego em muitas empresas facilitando o diálogo entre as partes. Sou sincero: não gostei muito desse trabalho no "sovaco" do poder e tenho evitado o mais possível, com sucesso, voltar a ele... :-)

Depois encontrámo-nos várias vezes em Macau e Moçambique devido aos nossos afazeres profissionais --- mas cada qual com a "sua dama". Uma vez até brinquei com ele, creio que em Moçambique, perguntando se me andava a perseguir... Porque onde eu estava lá aprececia ele... Isto acontece várias vezes. Acasos da vida de pessoas que, ainda que com estatutos diferentes, se moviam, ambas, na área da economia do desenvolvimento e do ensino.

Nos últimos anos de vida acabei por lhe perder um bocado o rasto até porque ele passou a dedicar-se muito mais às empresas e ao papel destas na economia.

Enfim, um bom homem, com o seu quê de bonacheirão e de um humor fino, com ideias próprias sobre a política económica e o desenvolvimento dos países e do Mundo.

Boa viagem, Professor.



1 comentário:

Armando Amaral disse...

1910Quando fiz exame de aptidão a Económicas em 1959 o Prof. Murteira fez-me oral a Matemática mas chumbei a Geografia(!) com um irmão do Marcelo Caetano que era sacaninha e chumbou muitos... Depois tive que repetir e fui ao Porto e entrei. O Murteira era uma pessoal afável e ponha o aluno à vontade. Eu ia cheio de me3do e passei... Depois com o Caetano enervei-me com ele e estendi-me... Eu que era bom aluno a Geografia ...