sábado, 9 de março de 2013

Porque não se pensou nisto?!...

É conhecido o esforço que o país tem estado a fazer, na sequência de uma opção nesse sentido pelo Governo do país, para assegurar a electrificação de Timor Leste quer instalando duas grandes centrais produtoras de energia quer assegurando a sua distribuição pelos quatro cantos do país com torres de alta tensão e postes de média e baixa tensão.

Este esforço tem-se traduzido num volume significativo de importações de todo o tipo de materais alguns dos quais, cremos, podiam ter dado origem a alguma incorporação de produção nacional a ser prevista, desde logo, nos termos do contrato de construção das centrais e da instalação da rede de distribuição.

Referimo-nos, por exemplo, a muitos dos postes eléctricos sendo espalhados pelo país. Ainda há dias viamos no porto de Dili um navio descarregando estes postes. Será que não havia a possobilidade de produzier a maior parte deles em Timor Leste?


Sei que parte estão sendo produzidos numa fábrica a caminho de Liquiçá mas pergunto-me se não poderia ter sido prevista a produção interna da todos eles e de outros materiais.



Não me entendam mal mas lembro-me de ver por aí espalhados postes da empresa portuguesa CAVAN que têm 50 anos e mais e estão aí para durar...



Não teria sido possível, enquanto se construiam as centras electricas, negociar com a CAVAN (a empresa é portuguesa mas diria exactamente o mesmo se fosse malaia ou indiana ou de outra nacionalidade...) a instalação de uma fábrica em Timor Leste para abastecer o mercado nacional? E até, eventualmente, começar a penetrar noutros mercados da região?

A imaginação ao poder...

Sem comentários: