terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Inflação (homóloga) em Novembro em Dili: 11,6%

A Direcção Nacional de Estatística publicou recentemente os dados sobre a inflação em Dili referidos a Novembro de 2012.
taxa homóloga (Nov12 relativamente a Nov11) foi de 11,6%, uma subida de 0,1 pontos relativamente ao mês anterior. A taxa homóloga mais elevada foi a do grupo "Pão, bolos, etc", com 22,5%, e o conjunto dos produtos de alimentação, que representam quase 60% do total do "cabaz de compras" que permite calcular a taxa de inflação, viu o seu preço aumentar, nos 12 meses em causa, 11,9%, incluenciando decididamente a taxa final de inflação.

Se em vez das taxas homólogas olharmos para as taxas médias (a média do indice preços dos últimos 12 meses comparada com a dos 12 meses anteriores), estas foram de 12,2% para a taxa geral e de 13,1% para a taxa de inflação do grupo "alimentação".

Como sugerimos em "entradas" anteriores, a taxa mensal de Novembro aumentou significativamente. De facto, ela foi de 1,9%, contra os 1,1% registados nos meses de Setembro e Outubro. É provável que em Dezembro seja ainda um pouco superior a esta devido à influência das "festas" de Natal e fim de ano e ao efeito da época das chuvas sobre os preços dos produtos agrícolas e outros.

Sem comentários: