sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Novo Índice de Preços no Consumidor e taxa de inflação

Contrariamente ao que tem sido hábito, a Direcção Nacional de Estatística de Timor Leste não divulgou dados sobre o Índice de Preços no Consumidor relativo ao mês de Novembro e aparentemente não o irá fazer para o mês de Dezembro a não ser em Janeiro.
Nessa ocasião a DNE espera lançar o há muito esperado IPC com uma base mais actual, o inquérito às despesas familiares de 2011. Será um avanço significativo face ao que tem sido usado até agora, o desactualizado IPC com 2001=100. Uma das principais alterações metodológicas a introduzir é a modificação do peso das várias rubricas das despesas das famílias.


Do que fica acima resulta que não podemos apresentar aqui e agora, como temos feito todos os meses, o valor da taxa de inflação em Dili em Novembro e em Dezembro de 2012.
Resta-nos recordar os principais dados de Outubro passado: nesse mês a taxa homóloga foi de 11,5% e a média anual era de 12,5%, contra os 13,5% do ano de 2011. Sabendo-se que há uma tendência para uma subida sazonal dos preços no final do ano por causa do início da época das chuvas e das "festas" do Natal e ano novo, não nos admiraria que o actual IPC (2001=100) venha a registar uma taxa média anual não muito abaixo da verificada no ano passado.

Sem comentários: