quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

OGE 2013 de Timor Leste

Através do site do La'o Hamutuk tomei cotacto com as primeiras informações disponíveis sobre o Orçamento Geral do Estado de Timor Leste para 2013 e da comparação com os anos desde a [restauração da ] Independência.

 
A primeira conclusão é a de que, de certa forma como se esperava --- era imppossível manter o ritmo de crescimento das despesas dos últimos anos e as associadas à electrificação do país estavam, em parte, já previstas e efectuadas ---, o valor global do orçamento não diverge muito significativamente do de 2012.
 
 
 
A imagem acima mostra que o nível de excução de despesas do Fundo de Infraestruturas para algumas das "grandes obras" previstas ficou significativamene longe do estimado sendo provável que a redução das verbas a retirar do Fundo Petrolífero para financiar o OGE de 2013 corresponda à utilização de valores não utilizados este ano mas autorizados pelo Parlamento Nacional.
Até ao fim de Outubro passado tinham sido transferido para a conta do Estado cerca de mil milhões de USD dos 1500 milhões autorizados pelo Parlamento quando aprovou o OGE 2012. Mesmo que parte desta diferença venha a ser efectivamente gasta por conta deste último OGE, deve sobrar dinheiro para ajudar a financiar o de 2013.
 
É possível que a decisão de manter o valor do OGE sensivelmente no mesmo nível do anterior tenha alguma justificação na tentativa de "arrefecer" um pouco a economia de modo a permitir uma baixa da taxa de inflação (13,5% em 2011 e provavelmente cerca de 12% em 2012). Oxalá se consiga baixar os valores desta.
 


Sem comentários: