domingo, 30 de janeiro de 2011

Ainda as estatísticas monetárias

Uma outra informação que as estatísticas monetárias nos dão é o volume de depósitos do Estado junto do banco central, neste caso a Autoridade Bancária e de Pagamentos.


No gráfico acima figura a evolução desses depósitos (em milhões de USD) nos últimos três anos. Como se pode verificar, no último trimestre de 2010 houve uma subida significativa dos valores disponíveis na conta do Governo em resultado, principalmente, da transferência para esta de cerca de 475 milhões de USD provenientes do Fundo Petrolífero ao abrigo da autorização concedida pelo Parlamento para financiamento do OGE de 2010.
O saldo no final do ano era duplo da média depositada ao longo dos dozes meses anteriores ao referido trimestre, entre Outubro de 2009 e Setembro de 2010. O que alguns contestaram foi a disponibilidade na conta de uma verba tão grande, que se adivinha não vir a ser utilizada para os fins para que foram autorizados, o financiamento do OGE de 2010, mas sim, como se adivinha que virá a acontecer, para o financiamento do OGE de 2011.
Outros questionam também se a rentabilidade do referido dinheiro não seria maior se tivesse continuado depositado no Fundo Petrolífero em vez de numa conta do Governo junto do banco central, a ABP.
Numa altura em que se revê a Lei do Fundo Petrolífero talvez não seja má ideia clarificar no corpo da Lei soluções aceitáveis para este tipo de situações.

3 comentários:

Anónimo disse...

Durante um bom tempo mantiveram como barreira psicologica os 200 milhoes... mas estou curioso para saber o que aconteceu em Outubro de 2010 para o Fundo registar uma subida tao acentuada?

Seria interessante sobrepor os rendimentos do fundo (das varias fontes).

E impressao minha ou o intervalo dos levantamentos do Fundo tem sido cada vez mais curtos?

A. M. de Almeida Serra disse...

O "sítio" da ABP publica todos os relatórios menais e trimestrais do FP. A sua leitura dá respostas às sua questão.
Aparentemente o Governo decidiu requisitar todos os fundos que ainda não tinha requisitado apesar de aprovados pelo Parlamento Nacional, vá ou não precisar deles.

A. M. de Almeida Serra disse...

Ver aqui (http://www.bancocentral.tl/Download/PFPerformance/Performance_16_Oct10_pt.pdf) o último relatório mensal publicado, relativo a Outubro/2010